Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 18 de junho de 2015

Touca fria evita queda de cabelo por causa da quimioterapia

Usar uma touca fria antes, durante e depois da infusão da quimioterapia evita queda de cabelo em alguns tipos de câncer
 
A queda de cabelo por causa da quimioterapia é um transtorno, principalmente para as mulheres. Pensando nisso, o Instituto Europeu de Oncologia (Ieo), fundado por Umberto Veronesi, está experimentando uma touca especial que, usada durante a infusão da quimioterapia, permite que os cabelos se mantenham na cabeça, fazendo-se valer do efeito protetor da touca fria.
 
A novidade foi apresentada em Milão durante o encontro "Instituto Europeu de Oncologia Para as Mulheres", idealizado para celebrar as mulheres que combatem diariamente o câncer.
 
No Ieo, dizem os responsáveis, a touca "foi utilizada em 30 pacientes com tumores de mama, com resultados encorajantes: em alguns casos a cabeleira permaneceu intacta. A ideia de reduzir a queda resfriando o couro cabeludo já vem dos anos 60, mas os resultados até hoje não eram promissores".
 
No instituto, diz Paolo Veronesi, diretor de Cirurgia Mastológica, "estamos avaliando, como primeiros e únicos da Itália, um sistema avançado de resfriamento que, por meio de uma touca para usar antes, durante e depois da infusão de quimioterapia, protege as células dos bulbos capilares do couro cabelo dos danos dos fármacos. O frio diminui a perfusão do sangue e do metabolismo, freando localmente a atividade destrutiva dos quimioterápicos".
 
O especialista esclarece, no entanto, "que nem todos os pacientes têm indicação para o tratamento com a touca porque o sucesso é ligado ao tipo de quimioterapia a ser seguida, à dose, ao tempo de infusão e, como para todas as terapias, às características individuais da pessoa. Depois do primeiro grupo piloto, continuaremos a estudar esse instrumento para aperfeiçoar e estender para a utilização máxima", completou.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário