Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Centro promove testes de glicemia, pressão e treinamento de ressuscitação gratuitos em SP

Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte
Súbita é lembrado no dia 12 de novembro
Ação ocorre no dia 12 de novembro no vão livre do Masp, entre 10h e 16h
 
No Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, lembrado no dia 12 de novembro,  o Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim) fará uma ação no vão livre do Masp, em São Paulo, em que será possível medir a glicemia e pressão arterial, além de receber treinamento de RCP (ressuscitação cardiopulmonar). O objetivo do evento é conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de arritmias cardíacas e morte súbita.
 
No Brasil a cada dois minutos uma pessoa morre em decorrência de arritmias cardíacas, de acordo com a Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas). Por ano, são 300 mil brasileiros acometidos pela doença.
 
Na grande maioria dos casos, a morte súbita ocorre por conta de uma parada cardíaca. Segundo o gerente assistencial de urgência e emergência Cejam, Sergio Martuchi, as chances de sobrevivência estão relacionadas diretamente ao tempo para se iniciar a RCP (ressuscitação cardiopulmonar).
 
— A cada um minuto perdido em iniciar as compressões torácicas, perde-se 10% de chance de sobrevida. São manobras simples, que não exigem a presença de um profissional de saúde, apenas pessoas treinadas.
 
O treinamento e a capacitação de leigos e equipes especializadas em RCP é um dos principais elementos de sucesso no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória, diz Martuchi.
 
— Além das compressões torácicas, é importante saber administrar o choque terapêutico com desfibrilador externo automático (DEA) e, claro, nunca se esquecer de acionar o socorro especializado por meio do SAMU 192 ou Corpo de Bombeiros 193.
 
O que é arritmias cardíacas?
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Ele pode acelerar ou bater mais devagar que o normal ou, ainda, apresentar ambas as irregularidades. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca, doenças no coração e a morte súbita. Os sintomas mais comuns são: palpitações, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito.
 
Morte súbita
A incidência é maior no sexo masculino. Entre 80% a 90% dos casos de morte súbita são provocados por arritmias cardíacas. A maior prevalência se dá na faixa etária entre 45 e 75 anos. Ela pode acometer desde recém-nascidos até adultos, nos quais as principais causas são as doenças do coração, sendo o infarto agudo do miocárdio a mais importante.
 
Serviço
Data: 12/11, quinta-feira
Hora: 10h às 16h
Local: MASP — avenida Paulista, 1578 – São Paulo-SP
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário