Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de novembro de 2015

Pacientes com hipertensão estão desde agosto sem medicamento no DF

Imagem EPTV
Pacientes que sofrem de hipertensão arterial pulmonar (HAP) estão desde  o mês de agosto sem a bosentana - medicamento importante para o tratamento da doença
 
Segundo Flávia Lima, coordenadora do grupo de apoio de Brasília ligado a Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar, o medicamento chega a custar R$ 3 mil por mês e só é encontrado em farmácias especializadas.
 
A HAP é considerada uma doença rara que afeta os pulmões. A falta da medicação pode descompensar o paciente causando  mais limitação nas atividades de rotina como; pequenas caminhadas e higiene pessoal. A estimativa é quem no Distrito Federal não chegue a 200 o número de pacientes com a doença.
 
Segundo Flávia, a associação notificou a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A resposta é sempre que o processo de compra está correndo. “O processo vai de um departamento para o outro, e assim nunca chega ao final da compra”.
 
Em setembro a Secretaria de Saúde informou em nota que estava em processo emergencial de compra do medicamento, porém, procurada esta semana pela Agência Brasil para atualizar a informação, a assessoria de imprensa disse que “houve uma tentativa de compra por processo emergencial, mas não houve interesse por parte das empresas.”
 
Apesar disso, a Actelion, única empresa atualmente responsável pelo fornecimento do medicamento no Brasil, disse que a última vez que o governo do Distrito Federal fez o pedido do medicamento foi em abril. “A empresa ressalta que está aguardando o contato da Hospfar, distribuidor oficial do medicamento no DF, com a solicitação da nota de empenho para compra da bosentana, de modo a atendê-los prontamente”, disse em nota a empresa.
 
A Secretaria de Saúde afirmou que está em processo regular de compra do medicamento, mas diz que não tem como estimar um prazo para que os pacientes possam ter acesso ao produto pela rede pública.
 
A bosentana faz parte de um grupo de medicamentos especializados que o Ministério da Saúde reembolsa os estados e o Distrito Federal depois que estes entregam o remédio aos pacientes.
A Secretaria de Saúde informou, na noite de hoje (31), que já adquiriu o medicamento Bosentana e aguarda a entrega por parte dos fornecedores.
 
Acrescentou que o medicamento foi comprado este mês. Anunciou, ainda, que a dosagem de 862,5 mg está com entrega pendente desde o dia 26 último. Já a dosagem de 125 mg está no prazo de entrega que se encerra em 6 de novembro.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário