Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 3 de novembro de 2015

Uso de vitamina D pode diminuir risco de doenças cardíacas, diz estudo

  Suplemento de vitamina D pode fazer bem para o coração, segundo estudo preliminar feito na Escócia (Foto:  CDC/ Debora Cartagena)
Foto: CDC/ Debora Cartagena
Vitamina D é capaz de bloquear enzima necessária para formar cortisol. Voluntários que usaram suplemento apresentaram pressão mais baixa
 
Uma pesquisa preliminar apresentada neste domingo (1º) na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Edimburgo, na Escócia, sugere que tomar suplemento de vitamina D diariamente pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas.
 
Segundo estudos feitos anteriormente, a vitamina D é capaz de bloquear uma enzima necessária para a formação do cortisol, conhecido como "hormônio do estresse". Em grande quantidade, o cortisol pode elevar a pressão arterial do indivíduo. Portanto, a vitamina D, ao inibir a produção de cortisol, poderia, ao menos na teoria, melhorar a performance em atividades físicas e diminuir fatores de risco para doenças cardiovasculares.
 
Para testar essa hipótese, pesquisadores da Universidade Queen Margaret, em Edimburgo, deram doses diárias de vitamina D para 13 voluntários durante um período de duas semanas.
 
Os voluntários que estavam recebendo a vitamina D presentaram pressão arterial e nível de cortisol mais baixos em relação ao grupo que estava recebendo placebo.
 
"Nosso estudo piloto sugere que tomar suplementos de vitamina D pode melhorar os níveis de aptidão física e reduzir fatores de risco cardiovasculares como pressão sanguínea", disse Raquel Revuelta Iniesta, uma das autoras do estudo.
 
Os pesquisadores pretendem, agora, fazer um estudo clínico mais amplo para verificar de forma mais precisa o impacto da suplementação com vitamina D nos riscos de doenças cardíacas.
 
Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1)
 
Sol e alimentos
O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%.
 
Os suplementos de vitamina D são indicados no caso de idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência.
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário