Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!


sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Abertas inscrições para cursos autoinstrucionais em Atenção Domiciliar

Estão abertas as inscrições para novas turmas de cursos do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, oferecidos pela Universidade Federal do Maranhão, integrante da Rede UNA-SUS

São eles: Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis, Intercorrências Agudas no Domicílio I e Intercorrências Agudas no Domicílio III. Ao total, são disponibilizadas 15 mil vagas para todo o Brasil.

As inscrições podem ser realizadas de 11 de janeiro a 7 de julho de 2016, pelo site.

Cada curso possui carga horária de 60 horas, voltadas a enfermeiros e médicos. Os cursos serão oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor. Os alunos devem realizar as atividades propostas no período de 7 de janeiro a 30 de setembro de 2016, com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.

Intercorrências Agudas no Domicílio I
O objetivo é subsidiar ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação das intercorrências clínicas mais comuns em atenção domiciliar.

Intercorrências Agudas no Domicílio III
O curso tem como visa subsidiar ações de prevenção, avaliação e manejo de intercorrências clínicas comuns em atenção domiciliar, tais como quedas, edemas em membros inferiores, choque, crise convulsiva, delirium, acidente vascular encefálico, sepse e cefaleia.

Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis
O objetivo é subsidiar as ações dos profissionais de saúde acerca dos problemas mais comuns no atendimento às gestantes, às puérperas e aos recém-nascidos no âmbito da atenção domiciliar. Para se inscrever, clique aqui.

Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância
O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ). O objetivo é fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de atenção domiciliar e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

É composto por 19 módulos e é totalmente autoinstrutivos. Também é possível acessar o conteúdo através de tablets e smartphones. Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências através da Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão, promovidos na plataforma do curso. Destinado a profissionais de saúde de nível superior e técnico, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e demais gestores. Para saber mais sobre o Programa, acesse: http://unasus.gov.br/cursoAD.

Fonte: Comunicação UNA-SUS/UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário