Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conheça alguns alimentos que ajudam a emagrecer

Alguns alimentos podem ser usados como uma importante ajuda para quem não está contente com a balança ou, por motivos de saúde, tem de perder o peso adquirido com o sedentarismo da vida moderna. É o caso de dois vegetais bastante conhecidos e apreciados: o gengibre e a pimenta.

Pimenta é um dos chamados alimentos termogênicos


“São os chamados alimentos termogênicos, que ao serem ingeridos aceleram o metabolismo”, explica a nutricionista Maria Cecília Corsi, especializada em técnicas dietéticas.

“Estudos da Universidade de Oxford mostram que gengibre aumentou em 20% a atividade metabólica”, ressalta a especialista. Segundo ela, além desta capacidade, as pesquisas sobre a pimenta também indicam que ela teria do poder de retirar a gordura das artérias.

Então agora é só comer bastante dos dois termogênicos que aquelas gordurinhas tão chatas vão embora rapidinho? Nada disso. “O gengibre pode ser consumido três vezes ao dia, com chá, suco ou salada e o pedaço cortado é bem pequeno, em torno de meio centímetro”, ensina Corsi.

Para a pimenta, a moderação também é importante, e 3 gramas do tempero podem ser adicionados a duas refeições. “Isso equivale a só uma pontinha de pimenta dedo-de-moça”, diz a nutricionista.

Além das doses diminutas, é necessário que o consumo destes alimentos seja contínuo, pois só assim terão o efeito desejado. “Eles têm de ser ingeridos regularmente, mas podem causar distúrbios como irritação gástrica e intestinal nas pessoas mais sensíveis”, alerta Maria Cecília.

Nestes casos, os aliados da boa forma podem ser usados a cada dois dias. “O resultado será mais longo, mas aparecerá. É uma questão de acostumar o corpo”, orienta a especialista. “Não adianta comer um pedaço de pizza e achar que a pimenta vai resolver logo depois. O benefício é gradual.”

Mate a fome com fibras

Outra maneira para ajudar o corpo a perder o peso acumulado é aumentar a ingestão de fibras e comer a cada três horas, o que diminui a fome e a ansiedade - inimigas mortais do regime - e também auxilia o metabolismo a ser mais eficaz.

Um exemplo bem claro deste sistema é a substituição do pão branco no café da manhã pelo pão integral, que fica um tempo maior no estômago para ser digerido e nutre melhor, pois tem mais vitaminas e minerais.

"O pão integral alimenta o corpo com carboidratos de boa qualidade", afirma a nutricionista. "O pão branco só traz carboidratos sem nenhum nutriente e aumenta o pesa sem benefícios."

Por terem uma “leitura” diferente no organismo e demorarem mais tempo para serem digeridas, as fibras também aumentam a sensação de saciedade. Outras duas frutas que carregam este poder são a laranja e a maçã, salvadoras na hora em que a fome ataca.

Dieta sem radicalismo

Maria Cecília destaca que, ao se iniciar uma dieta, é importante ter a consciência de que os alimentos não serão “arrancados” de repente do cardápio. “Se fizer isso, a pessoa não vai aguentar muito tempo”, alerta

Outro conselho da nutricionista é que, a exemplo do pão francês, alguns alimentos sejam substituídos por outros mais saudáveis. “Se a pessoa toma refrigerante em todas as refeições, não precisa cortar a totalmente bebida. Ela pode, por exemplo, tomá-lo uma vez, no lanche, até que consiga substituí-lo por um suco.”

“A dieta deve ser confortável, não tirar todos os nutrientes. “É preciso aprender como seu corpo funciona, para que o peso emagrecido possa ser mantido”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário