Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novo material combate bactérias de alimentos

Pesquisadores israelenses estão desenvolvendo um novo material que combate as bactérias responsáveis pela deterioração dos alimentos. O trabalho é coordenado pela professora Nina Perkas, da Universidade Bar-Ilan.


O material é revestido com nanopartículas de prata, que são poderosos agentes anti-bacterianos. Elas são depositadas sobre a superfície do papel por meio de ultrassom ou de ondas sonoras de alta frequência.

Em três horas, as bactérias causadoras da intoxicação alimentar são eliminadas. Isso sugere a potencial aplicação desse material como embalagem de alimentos.

A prata já encontra ampla utilização no combate às bactérias, como pomadas medicinais. O material revestido com nanopartículas de prata poderá fornecer uma alternativa aos métodos tradicionais de preservação de alimentos, como tratamento térmico e armazenamento a baixa temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário