Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pesquisa aponta índice alto de sífilis em indígenas no Brasil

Taxa de HIV é menor do que o da média nacional


Uma pesquisa feita com uma nova tecnologia para realizar testes de sífilis e HIV nas aldeias permitiu rastrear a presença dessas doenças na população indígena nos Estados do Amazonas e de Roraima. De acordo com o estudo, o índice de pessoas infectadas por sífilis na população indígena avaliada é de 1,43%, índice considerado elevado pelos pesquisadores.

A prevalência de HIV foi de 0,1% na população testada, baixa quando comparada ao índice da população geral do país (0,6%). Em gestantes indígenas, o porcentual de pessoas com sífilis foi de 1,03%, um pouco mais baixa que as taxas encontradas em gestantes que moram nos grandes centros urbanos (1,6%). Já a prevalência de HIV nesse grupo foi de 0,08%.

Até o momento foram testados 45.612 indígenas, com mais de dez anos, o que representa 54,7% da população indígena do Amazonas e de Roraima. No total, serão testados pelo projeto 83.311 indígenas dos dois Estados, pertencentes a 195 etnias.

A intenção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) é levar os testes para outras comunidades indígenas do país ainda este ano, devido ao contato dos índios com os não índios. A primeira etapa do projeto termina em 30 julho. A mesma tecnologia de testes para sífilis deve ser utilizada para gestantes em todo o país, por meio do Rede Cegonha.

O teste é feito em 20 minutos, e o diagnóstico permite o início imediato do tratamento para os pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário