Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pesquisadores do cérebro ganham prêmio Príncipe de Astúrias

Os neurocientistas Joseph Altman, Arturo Alvarez-Buylla e Giacomo Rizzolatti foram homenageados nesta quarta-feira com o prêmio Príncipe de Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica 2011, anunciou o júri do prêmio.


Os jurados destacaram que os trabalhos dos três cientistas sobre a regeneração de neurônios nos cérebros adultos abriram uma janela para o tratamento de doenças como o mal de Alzheimer.

"As descobertas desses três pesquisadores estão entre as mais importantes da neurobiologia, mudando nossa maneira de entender o cérebro", disse o júri reunido na cidade espanhola de Oviedo.

As pesquisas do norte-americano Altman e do mexicano Alvarez-Buylla focalizam a chamada neurogênese, ou regeneração de neurônios em cérebros adultos, enquanto Rizzolatti, italiano de origem ucraniana, descobriu os neurônios espelho, que são ativados não apenas durante a execução de uma ação, mas também durante a observação da mesma.

Foi o quarto dos oito prêmios Príncipe de Astúrias anunciados este ano, depois de serem divulgados os de Comunicação e Humanidades, dado à Royal Society de Londres, o prêmio de Artes, que ficou com o regente italiano Riccardo Muti, e o de Ciências Sociais, concedido ao psicólogo norte-americano Howard Gartner.

O prêmio, que será entregue em Oviedo em cerimônia solene durante o outono europeu, é acompanhado de 50 mil euros e uma escultura do artista catalão Joan Miró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário