Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 26 de maio de 2011

Atletas ganham mais lesões do que músculos, afirma estudo

Suor, dedicação e um bom par de tênis não são os únicos requisitos para entrar em forma e levantar peso na academia. Antes de começar a malhar, é fundamental fazer uma avaliação médica para evitar lesões e prevenir acidentes. No entanto, o procedimento é deixado de lado pela maioria dos atletas iniciantes.

Atleta deve ficar atento a qualquer sintoma de dor durante a atividade física

Segundo um estudo realizado pela Secretaria da Saúde de São Paulo, 90% dos atletas foge dos exames pré-atividade física. A pesquisa foi realizada com base nos 700 pacientes atendidos no ano passado pelo ambulatório médico esportivo do Hospital Estadual Ipiranga.

“A avaliação médica é fundamental para conhecer a qualidade da saúde do atleta, quais exercícios ele pode praticar e qual será a intensidade do treinamento”, diz Ricardo Munir Nahas, médico do esporte e diretor científico da SBME (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).

A avaliação também ajuda na prevenção de lesões, já que recomenda o exercício ideal de acordo com o momento de vida e saúde do atleta. “Uma pessoa acima do peso, por exemplo, não pode sobrecarregar suas articulações. Após a consulta médica, o profissional indicará atividades de baixo impacto”, explica Nahas.

Se a lesão não foi evitada, o atleta deve suspender a malhação imediatamente e marcar uma consulta com um especialista. O médico poderá prescrever novos exercícios que não envolvam a parte do corpo que está machucada. Analgésicos e anti-inflamatórios com prescrição médica podem ser usados para diminuir a dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário