Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 26 de junho de 2011

Descubra quais os motivos que afastam os homens do consultório médico

homem medico m 20100722 Descubra quais os motivos que afastam os homens do consultório médico


Pode parecer fácil, mas para o homem a consulta médica é uma tarefa difícil. Tanto, que o Ministério da Saúde resolveu investigar os motivos que os afastam dos consultórios médicos. As justificativas são variadas, entre elas: os homens têm certeza de que são imunes a doenças, dificuldade para falar sobre assuntos sexuais – sobretudo se o profissional for mulher, e até por acreditarem que muitos médicos demonstram falta de atenção durante a consulta.


Não bastasse tanta resistência e ignorar alguns sintomas e sinais de possíveis doenças, a demora em procurar um especialista pode prejudicar o diagnóstico e tratamento. Quando o especialista é de uma área considerada tabu, o problema se torna ainda maior, como é o caso de um urologista, que é quem detecta alterações na próstata que podem indicar um câncer. “O diagnóstico precoce das doenças que atingem os homens evita complicações e aumenta chances de cura, inclusive de tumores”, ressalta o urologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Marcelo Alves Aranha.


Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata representa mais de 40% dos tumores que atingem os homens acima de 50 anos. “A qualidade de vida depende de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, evitar o consumo de álcool, fumo e drogas, além de sempre se prevenir nas relações sexuais”, alerta o Dr. Luiz Augusto Bendhack, que também é urologista do HNSG.


Doenças
De acordo com os urologistas do HNSG, Dr. Marcelo Alves Aranha e o Dr. Luiz Augusto Bendhack algumas das doenças mais comuns da área urológica são:

  1. Câncer de próstata: A realização do exame preventivo a partir dos 40 anos é fundamental, pois permite o diagnóstico precoce do câncer, aumentando as chances de cura do paciente. Os exames são o digital da próstata, o de toque retal, a avaliação laboratorial por exame de sangue e a ecografia.
  2. Impotência: É a presença do desejo sexual sem a correspondente ereção do pênis. Motivo de grande preocupação para os homens, suas causas são diversas e algumas vezes o tratamento é simples. A origem pode ser: problemas hormonais, neurológicos, vasculares, mas na maioria das vezes, é de ordem psicológica. O alcoolismo, o fumo e o uso de drogas também interferem.
  3. Fimose: É uma anomalia comum, que impede em maior ou menor grau a exteriorização da glande (extremidade do pênis), impossibilitando a higiene adequada e, em alguns casos, dificultando o ato sexual.

Quando necessário, o tratamento é cirúrgico e simples, podendo, eventualmente, ser realizado em consultório.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário