Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Plantas medicinais – problemas comuns da vida moderna


Diabetes

Problema metabólico causado por deficiência de insulina. Toda a alimentação que contenha açúcar deve ser abolida, bem como carboidratos e gordura. É necessário o acompanhamento nutricional de especialista.
É necessário ter atividade física, como caminhadas diárias, dança, ginástica.
Consumir maracujá, pois todo o fruto é eficiente no controle da diabetes. A casca torrada e triturada pode ser consumida com sucos, chás ou misturada a toda sorte de alimentos. A polpa pode ser consumida por inteiro, inclusive as sementes.

Chás de infusão - abrunheiro, bardana, carqueja-amarga, dente-de-leão, folhas e sementes de erva-pombinha, de folhas de nogueira, sementes da laranja, das folhas do limoeiro e do pessegueiro, macela, da casca e folhas de romã, sabugueiro, das flores da urtiga-branca, urtiga-vermelha, absinto.
Chás de cozimento - carqueja, casca de cedro, raiz de jambo, tremoço.

Colesterol

Chás de infusão - alcachofra, alecrim, camomila, chapéu-de-couro ou chá-mineiro, melissa, congonha-de-bugre, sálvia.
Evitar o consumo de alimentos com gordura animal, farinhas e açúcar. Dar preferência a frutas, verduras e grãos integrais.
Consumir alho in natura. Manter abstenção alcoólica. Recomenda-se exercícios físicos regulares.

Hipertensão arterial

Popularmente conhecida como pressão alta, é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos sanguíneos.
Chás de infusão - alecrim, arnica, folhas de chuchu, dente-de-leão, erva-de-bugre, erva-mate, raiz de escorzoneira, flor de espinheiro-alvar, folhas de estévia, guariroba, folhas de pitangueira, salsa, folhas de damasco.
Suco – de limão, adoçar com mel.
Tintura - arnica, folhas de oliveira.
Alimentação sem ou com pouco sal, abusar de frutas e verduras. Evitar gorduras e frituras. Ter por hábito o exercício físico regular.

Insônia

Chás de infusão - anis, cordão-de-frade, endro, erva-doce, erva-cidreira, erva-de-santa-maria, malva, folhas de maracujá, folhas de macieira, macela, melissa, mil-em-rama, poejo, tília, raiz de valeriana, folhas de laranjeira.
Banhos - de assento quentes e frios.
Suco - fruta inteira do maracujá, limão. Adoçar com mel.
Recomenda-se uma alimentação leve antes de dormir. Procure dormir sempre no mesmo horário. Praticar exercícios físicos diariamente.

Varizes

Chás de infusão - artemísia, hamamélis, azedinho, cavalinha, erva-cidreira, dente-de-leão, erva-de-bicho, erva-de-santa-maria, marmelo, macela.
Chás de cozimento - de raiz de bardana.
Cataplasmas - ferver ramos e casca da castanheira e aplicar diretamente nas varizes. Aplicar a folha da bananeira untada de azeite. Aplicar urtiga mergulhada em água fervente e amassada.
Banhos - mergulhar as pernas em chá de cipestre ou chá das folhas de araçá.

Dor de cabeça

Chás de infusão - das folhas de abacateiro ou da laranjeira, folhas e flores do absinto, alquemila, ásaro, betônica, cipó timbó, cravo, cumaru, flores secas de esponjeiro, erva cidreira, fruta-do-lobo, folhas de fruta-do-conde, melissa.
Chás de cozimento - semente de dama-entre-verdes, erva-de-são-pedro.
Cataplasmas - da polpa madura do coité, batata cortada em rodelas aplicadas sobre a testa.

Angústia, estado afetivo e de tensão interna que dá a sensação de inquietude e sofrimento.

Chás de infusão – calaminta, cidrão, erva-cidreira, camomila, estévia, estáquida, melissa, parnássia, raiz de valeriana.


Fadiga, constante estado de canseira por excesso de trabalho, doenças ou emoções

Chás de infusão - alecrim, alfavaca, alfazema, estévia, louro, sálvia, camomila.
Chás de cozimento - sementes de abrótano, raiz de mil-folhas, verônica.
Banhos - em serpilho ou tília escaldados.
Consumir – caldo de cana-de-açúcar, nozes, amendoim, frutos do cacau in natura, alho, cebola, alfavaca.

Depressão

Estado de desânimo ou excitação excessiva, alteração do estado emocional para triteza ou satisfação excessiva. Insônia ou sono constante.
O tratamento da depressão inclui, além do profissional médico, as plantas e a adoção de um estilo de vida que muitas vezes significa mudanças profundas. Neste último, a interação com a natureza é um dos caminhos que facilita o tratamento.
Chás de infusão - alecrim, sementes de guaraná, folhas de hipérico, folhas de sálvia, folha de marroio negro, raiz de cava-cava, folhas de frutas cítricas.
Consumir - qualquer fruta cítrica, como damasco, morango etc.

Debilidade – fraqueza

Pessoa convalescente após enfermidade ou estado depressivo.
Consumir - agrião, rúcula, alfavaca, semente de girassol, nozes, amendoim, damasco.
Chás de infusão - alfavaca, pariparoba, folhas de pastinaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário