Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Sírio-Libanês inaugura centro de oncologia em Brasília

O Hospital Sírio-Libanês inaugura, em Brasília, a sua primeira unidade fora do Estado de São Paulo: o Sírio-Libanês Brasília – Centro de Oncologia, dedicado ao tratamento de todos os tipos de câncer, em crianças e adultos. Foram investidos R$ 6 milhões na remodelação e preparação das instalações do prédio de três andares e 2,4 mil m², incluindo 12 suítes para aplicação de quimioterapia e seis consultórios.

A princípio, o objetivo é oferecer tratamento clínico em oncologia, tendo o novo serviço capacidade para realizar 800 consultas e 600 aplicações de quimioterapia por mês. Posteriormente, serão iniciados os serviços de radioterapia.

“A escolha pela capital federal aconteceu de forma bem natural. A cidade apresenta um forte crescimento e há um número significativo de pessoas que fazem tratamento em São Paulo”, explica o diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Hoff, em comunicado.

De acordo com o Superintendente de Estratégia Corporativa do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, o atendimento em oncologia é um dos pilares da instituição, daí a opção por esta área para a entrada na Capital Federal.

Para Chapchap, o nível de atendimento vai ser igual ao de São Paulo devido à qualidade dos profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos da região aliada à qualidade desenvolvida pelo Centro de Oncologia do HSL.

Cooperação internacional

O Hospital Sírio-Libanês iniciou um amplo programa para consolidar a sua posição como uma das grandes referências internacionais em oncologia. O primeiro passo foi dado no final do ano passado, quando a instituição começou a discutir projetos de cooperação mútua com Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York. O objetivo é desenvolver programas colaborativos de educação e treinamento em oncologia, incluindo simpósios conjuntos.

O foco inicial são as áreas de oncologia clínica e radioterapia. Para o futuro, também estão previstos projetos colaborativos de pesquisa, envolvendo as duas instituições. Antes disso, no entanto, serão dados passos preliminares para o alinhamento de sistemas de registro de dados e procedimentos. Justamente por isso, uma das áreas abordadas nessa colaboração será a de tecnologia de informação.

As instalações da instituição brasileira, que incluem o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) tiveram peso expressivo na decisão de prosseguir com as negociações.

A discussão sobre o futuro da colaboração será aprofundada nos próximos meses, coincidindo com uma visita das lideranças do Hospital Sírio-Libanês e de seu Centro de Oncologia à instituição americana.

Descentralização dos serviços

Desde o início de novembro, o Centro de Oncologia do HSL também ocupa dois dos oito andares da nova Unidade Itaim, localizada na Rua Joaquim Floriano, em São Paulo. Com investimento de R$ 35 milhões, a unidade ainda possui serviços de hospital-dia, centro cirúrgico e um Centro de Diagnósticos por Imagem (CDI).

A previsão para o início das operações é ainda neste mês de junho. Confira a estrutura do centro:

Instalações:

-12 suítes para aplicação de quimioterapia
-Seis consultórios
-Há área física para instalação futura de radioterapia

Atendimentos (mensais):

-600 aplicações de quimioterapia
-800 consultas

Corpo Clínico:

Cinco médicos:

-Quatro oncologistas clínicos (sendo uma plantonista)
-Uma oncopediatra

Funcionários:

-22 colaboradores (áreas de atendimento e administrativa)

Área construída: 2,4 mil metros quadrados

Estrutura por andar

Recepção\térreo:

-Seis consultórios
-Sala de pré-consulta (triagem)
-Sala de exames (coleta)
-Salas administrativas
-Sala de reuniões

1.º andar:

-12 suites para aplicação de medicamentos
-Copa de pacientes
-Farmácia de quimioterapia
-Posto de enfermagem

Sub solo:

-Área de apoio administrativo
-Almoxarifado
-Copa de funcionários
-Vestiários
-Área reservada para a instalação do equipamento de radioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário