Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Tomografia detecta tumores em fase inicial


Um estudo patrocinado pelo Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos constatou que o exame de tomografia computadorizada pode ajudar a reduzir em cerca de 20% as mortes por câncer entre os fumantes.

O controle preventivo com o aparelho, que usa a radiação em baixa dose, mostra detalhes do pulmão e, aparentemente, detecta os tumores ainda em fase muito inicial. Segundo os pesquisadores, a prática do exame é possível já que todos os tomógrafos modernos realizam exame em espiral e 60% dos hospitais americanos têm o aparelho.

A pesquisa americana foi realizada com 53 mil fumantes e ex fumantes e mostrou que o acompanhamento desses indivíduos por meio de tomografia computadorizada foi melhor que fazer as radiografias comuns de tórax para investigar tumores. Alguns especialistas, entretanto, com esta possibilidade de diagnóstico precoce por meio de exame mais complexo, acreditam que os fumantes sentindo-se mais motivados tornem-se mais resistentes a abandonar o hábito de fumar. Outra hipótese é que os tabagistas passem a considerar o exame uma forma de controlar a saúde e salvar vidas, já que seriam alertados antes de desenvolverem um câncer.

http://www.corposaun.com/tomografia-tumores/12021/

Nenhum comentário:

Postar um comentário