Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de julho de 2011

Acessório para celular faz diagnóstico de catarata

Dispositivo permite identificar a doenças nos olhos mais cedo do que os exames comuns

O Catra é um dispositivo que melhora o diagnóstico da catarata para os médicos e para quem faz o auto-exame especialmente nos países pobres

Pesquisadores do laboratório Media Lab, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), nos Estados Unidos, criaram um acessório para celular que faz o diagnóstico de catarata em poucos minutos.

Chamado de Catra, o modelo pode ser acoplado a smartphones e iPods para que seja feito o mapeamento do olho do usuário. O rápido exame apresenta informações sobre posição, forma, tamanho e densidade da catarata.

O dispositivo é capaz de detectar mudanças em partes do olho que ainda não se tornaram opacas, tornando possível identificar a catarata mais cedo do que os exames comuns.

A novidade tem grande potencial de diminuir a cegueira, que pode ser evitada quando a catarata é identificada em sua fase inicial.

A doença é caracterizada por um embaçamento do cristalino, que provoca perda progressiva e indolor da visão. O problema é a principal causa mundial de cegueira e afeta principalmente os idosos.

Os cientistas envolvidos no projeto dizem que o Catra é um dispositivo que permitirá melhorar o diagnóstico da catarata para os médicos e para quem faz o auto-exame especialmente nos países em desenvolvimento.

O laboratório Media Lab trabalha com uma série de projetos ligados à saúde dos olhos.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário