O Catra é um dispositivo que melhora o diagnóstico da catarata para os médicos e para quem faz o auto-exame especialmente nos países pobres
Pesquisadores do laboratório Media Lab, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets), nos Estados Unidos, criaram um acessório para celular que faz o diagnóstico de catarata em poucos minutos.
Chamado de Catra, o modelo pode ser acoplado a smartphones e iPods para que seja feito o mapeamento do olho do usuário. O rápido exame apresenta informações sobre posição, forma, tamanho e densidade da catarata.
O dispositivo é capaz de detectar mudanças em partes do olho que ainda não se tornaram opacas, tornando possível identificar a catarata mais cedo do que os exames comuns.
A novidade tem grande potencial de diminuir a cegueira, que pode ser evitada quando a catarata é identificada em sua fase inicial.
A doença é caracterizada por um embaçamento do cristalino, que provoca perda progressiva e indolor da visão. O problema é a principal causa mundial de cegueira e afeta principalmente os idosos.
Os cientistas envolvidos no projeto dizem que o Catra é um dispositivo que permitirá melhorar o diagnóstico da catarata para os médicos e para quem faz o auto-exame especialmente nos países em desenvolvimento.
O laboratório Media Lab trabalha com uma série de projetos ligados à saúde dos olhos.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário