Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de julho de 2011

Aparelho substitui coração e salva garoto em Minas Gerais

Durante quatro dias, ele teve o coração bombeado por um dispositivo mecânico

Um procedimento médico inédito salvou a vida de Thiago Ribeiro, de oito anos, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Durante quatro dias, ele teve o coração bombeado por um dispositivo mecânico após sofrer uma parada cardíaca.

O menino, que tinha uma obstrução no ventrículo (via de saída) do órgão, passou por uma correção cirúrgica. Mas o coração apresentou falha nos batimentos e deixou de impulsionar sangue suficiente para todo o corpo, o que levou o garoto a uma parada cardíaca ainda na mesa de operação.


O tórax da criança foi novamente aberto e cânulas foram colocadas no coração para desviar o sangue para dentro do dispositivo, auxiliando na recuperação dos batimentos, explica o cirurgião cardíaco Leonardo Miana, do Hospital Monte Sinai. Miana foi responsável pelo procedimento junto com a cardiologista infantil Sara Guedes, .

- Durante quatro dias, o tórax ficou recoberto apenas por uma membrana esterilizada para prevenir infecções.

Segundo o médico, é a primeira vez que se tem notícia, em Minas, de um paciente que sobreviveu após ficar tanto tempo dependendo da ajuda do aparelho. A máquina respondia por 80% da capacidade cardíaca da criança. Funcionou até o coração ter condições de se readaptar e voltar ao estado normal, conta o cirurgião.

- Houve uma tentativa anterior, mas sem êxito.

O equipamento que garantiu a sobrevivência do menino é o ECMO (da sigla em inglês para Oxigenador de Membrana Extracorpórea). Trata-se de um mecanismo que, conectado ao corpo de um paciente em falência cardíaca, auxilia nas funções do coração e do pulmão, oxigenando e bombeando o sangue.

Leonardo Miana diz que, até então, o procedimento era realizado somente em grandes centros do país, por ser de alta complexidade e exigir uma equipe médica extremamente capacitada.

O sucesso na cirurgia de Thiago também é atribuído à infraestrutura física e de pessoal que o garoto encontrou no hospital. Apenas durante a transferência do paciente do centro cirúrgico para a Unidade de Terapia Intensiva, 18 pessoas se mobilizaram para transportar os equipamentos e manter a criança viva.

Depois de receber alta, em 1º de julho, o menino seguiu para casa, em Cataguases, também na Zona da Mata mineira. Segundo o pai dele, Sandro de Freitas Ribeiro, o filho está alegre e já brinca com o videogame. A expectativa é de que, em agosto, Thiago retorne às aulas.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário