Uma boa parte dos portugueses acredita que o sistema de saúde tem uma fraca prestação, é complexo e gera desperdício. Esta é uma das principais conclusões do estudo “2011 Survey of Health Care Consumers in Portugal”, desenvolvido pela Deloitte sobre a percepção dos portugueses sobre oscuidados de saúde em Portugal.
“A generalidade dos portugueses inquiridos desconhece o funcionamento do sistema de saúde e avalia mal a sua performance. Numa comparação directa com os restantes países, Portugal tem a quarta pior avaliação, apenas superada pelos resultados do Brasil, México e dos EUA, apesar do nível de satisfação com a utilização dos cuidados de saúde ser substancialmente superior (cerca de 60%)”, assumiu Margarida Bajanca, partner da Deloitte, em comunicado enviado ao Destak.
Mais de 80% dos portugueses dão nota média ou fraca ao sistema de saúde (nota “C”, 49%; nota “D” 23%; e nota “F”, 10%), enquanto 17% dos inquiridos consideraram que o sistema de saúde é muito bom, e apenas 0,7 por cento avaliaram como sendo excelente.
O acesso e a satisfação com os cuidados de saúde primários é relativamente alta. Muitos consumidores utilizam a farmácia ou o centro de saúde para cuidados não urgentes.
82% dos inquiridos são favoráveis à atribuição de um médico de família a todos os portugueses, que possa coordenar os cuidados de saúde e referenciar os doentes para os serviços de especialidade necessários, numa perspectiva de gestão integrada da doença.
Fonte Destak
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