Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 18 de setembro de 2011

Câncer de pulmão é um desconhecido para os brasileiros

Pesquisa revela que 84% das pessoas afirmaram que sabiam pouco ou nada sobre a doença antes de receberem o diagnósticoUm levantamento feito em seis regiões metropolitanas com pacientes com câncer de pulmão — incluindo Porto Alegre — revelou um dado surpreendente: 84% das pessoas afirmaram que sabiam pouco ou nada sobre a doença antes de receberem o diagnóstico. A pesquisa Câncer de Pulmão: a Visão dos Pacientes, encomendada pela Pfizer e realizada pelo Instituto Ipsos, com 201 entrevistados, teve a coordenação do oncologista clínico do Hospital Sírio Libanês, Artur Katz.

Esse desconhecimento por parte dos pacientes apresenta uma contrariedade: quando questionados sobre fatores relacionados ao câncer de pulmão, eles responderam corretamente sobre o cigarro, que ficou em primeiro lugar, com 90% das menções. Logo em seguida, os participantes confirmam a falta de conhecimento sobre a doença, ao apontarem hereditariedade e fatores genéticos (49%) e, em terceiro lugar, sentimentos negativos como mágoas, tristeza, angústia e aborrecimento (36%). Além disso, 42% concordam que as doenças têm origem na alma. Outros 47% dos entrevistados concordam que não adianta tentar prevenir a doença.

Ao falar sobre os principais fatores de risco para a doença, Katz é enfático:

— Em 1º lugar está o tabagismo, em 2º, o tabagismo e, em 3º, também o tabagismo — alerta o especialista.

A pesquisa reflete essa realidade, já que 76% dos entrevistados fumavam no momento do diagnóstico ou já haviam fumado em algum momento da vida. Mesmo assim, 83% dos pacientes não imaginavam que poderiam ter câncer de pulmão – quando questionados de o porquê, 25% deles pensavam que isso acontece apenas com os outros, 23% se consideravam pessoas saudáveis e 10% nunca havia pensado em ter a doença mesmo sendo fumante.

Diferentemente de outros tipos de câncer, a hereditariedade não é um fator importante no de pulmão: prova disto é que, segundo dados da pesquisa, 83% dos pacientes não tinham casos desse câncer na família.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário