Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 18 de setembro de 2011

Saiba se o álcool está atrapalhando a sua vida e se é hora de procurar ajuda

Beber mais do que o recomendado pela OMS é altamente prejudicial para a saúdeAinda não há bafômetro que meça o momento exato que o álcool começa a provocar danos no organismo.

Como ninguém conseguiu explicar até hoje o que é beber socialmente, os médicos utilizam um limite estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que a quantidade máxima para um homem é de 21 unidades por semana, e para a mulher, de 14. Considerando que cada unidade representa 0,8 gramas de álcool, basta somar. Uma lata de cerveja tem quase uma unidade e meia. Os destilados, duas unidades para cada dose (50ml) e os vinhos, em média,1,8 a cada 100ml.

Segundo o psiquiatra Marcelo Niel, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o cálculo é o limite de quantidades consumidas ao longo de sete dias, seja ao longo dela ou tudo de uma vez.

— Geralmente, as pessoas bebem mais do que isso por semana, o que é altamente prejudicial — afirma.

Quem sai da linha no final de semana deve ficar atento: segundo pesquisas, esse hábito é até mais perigoso do que o uso continuado. Uma recente pesquisa da Universidade de Toulouse (França) e publicada no British Medical Journal (BMJ) alertou que o risco de parada cardíaca é duas vezes maior para os bebedores de final de semana.

A preponderância do binge drinking (termo definido no estudo como o consumo excessivo de álcool em uma única ocasião) foi quase 20 vezes maior em Belfast do que na França. Paralelamente, a incidência anual de mortes coronarianas quase dobrou em Belfast com relação à França.

— De forma simétrica, está o fato de se consumir em uma ou duas vezes grandes quantidades de álcool — explicou à AFP um dos encarregados do estudo, Jean Ferrières.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário