Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 9 de outubro de 2011

Câncer bucal atinge 2,5 vezes mais os homens do que as mulheres

O câncer de boca pode ser ocasionado por diversos fatores, dentre eles o fumo e o álcool. É uma doença agressiva capaz de mutilar o rosto e até levar à morte. No Brasil, esse tipo de ainda atinge é o quinto mais comum entre os homens e o sétimo em números de casos diagnosticados.

No mundo, são 210 mil novos casos que acontecem a cada ano e os homens são os mais atingidos, cerca de 2,5 vezes mais que nas mulheres. Informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que apenas este ano o Brasil deverá registrar mais de 14 mil novos casos de câncer bucal.

Todos esses dados podem aumentar consideravelmente, já que as pessoas não possuem o hábito de visitar o dentista regularmente. “As visitas regulares ao dentista devem se tornar rotina. O diagnóstico de patologias graves pode ser identificado precocemente com a adesão de tal hábito”, reforça a odontóloga e tutora do Portal Educação, Christiane Toriy.

Ela ainda conta que “o fato dos homens estarem mais expostos aos fatores de risco, os cuidados devem ser redobrados como evitar o tabagismo e o uso de protetor solar deve fazer parte do dia a dia”.

Como todas as doenças e problemas de saúde, a melhor maneira de evitar é se prevenindo. Quanto mais cedo for identificado, mais chances o paciente terá, já que evitará o tratamento com radioterapia e quimioterapia, aumentando, assim, as chances de cura.

O câncer bucal é um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

Fonte corposaun.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário