Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 15 de outubro de 2011

Alerta: Sonolência está ligada ao sobrepeso

Carboidrato foi significativo para aumento do sono nos de maior IMC

Uma pesquisa apresentada pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade São Paulo) aponta que a sonolência entre os trabalhadores noturnos está associada ao sobrepeso e ao consumo de carboidratos.

O trabalho foi comandado pela nutricionista Patrícia Xavier Soares de Andrade Nehmer, que selecionou 24 funcionários que cumprem o turno da noite em uma empresa da Baixada Santista.

Segundo Patrícia, o estudo foi feito em duas etapas. “Na primeira semana, eles mantiveram a dieta normal da empresa e nós avaliamos a sonolência. Depois de dois dias, avaliamos a rotina deles e demos algumas orientações, como suspender o consumo de café durante o trabalho. A partir daí, iniciamos a intervenção, com uma dieta rica em carboidratos durante cinco dias. A segunda etapa, também iniciada depois de um intervalo de dois dias, foi com uma dieta rica em proteínas.”

Patrícia explica que mesmo as intervenções foram feitas com o consumo de alimentos oferecidos pela empresa. Para a pesquisadora, a novidade do estudo foi observar que o aumento da sonolência está diretamente ligado ao IMC (Índice de Massa Corporal). “O efeito do carboidrato foi potencializado pelo IMC.” Ou seja, quanto maior o sobrepeso, maior a influência da alimentação na sonolência dos trabalhadores.

O estudo observou também que não houve alteração durante a semana em que a proteína foi tomada como base da alimentação. “Isso não quer dizer, no entanto, que as empresas tenham que oferecer apenas dietas ricas em proteínas. Mas é importante que a dieta seja observada, porque na maioria das empresas o mesmo que é oferecido ao trabalhadores diurnos é oferecido aos noturnos”, diz a nutricionista.

Em todo o país, estima-se que de 15% a 20% da força de trabalho seja composta por trabalhadores noturnos.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário