Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 30 de outubro de 2011

Exames: Eletrencefalograma

O que é
Exame que detecta as ondas elétricas produzidas pelo cérebro.

Para que serve
O exame analisa a existência de alterações em alguma área do cérebro e permite o diagnóstico de muitas doenças. Ele pode detectar áreas que estejam com pouca atividade ou com muita, como no caso da epilepsia.

Como é feito
O exame consiste na colocação de pequenos condutores (eletrodos) na cabeça do paciente (eles são posicionados no couro cabeludo, com a ajuda de um gel ou uma pasta), para registrar as ondas elétricas produzidas pelo cérebro.
O aparelho, chamado de eletrencefalógrafo, amplifica as ondas captadas pelos eletrodos, que são registradas por pequenas agulhas em um papel. O exame dura, em média 30 minutos.

Preparo
É recomendada alimentação normal. Não se deve ingerir álcool nas 24 horas prévias ao exame e o uso de medicamentos deve ser informado.

Valores de referência
O resultado é apresentado na forma de laudo médico, ao qual é anexado o papel com o registro das ondas cerebrais ao longo do exame.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário