Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Icesp quer ser um dos maiores centros oncológicos do mundo

Para chegar a esse objetivo, entidade inaugura centro de pesquisa clínica e hospital-dia com intuito de aumentar pesquisas para novos medicamentos e estratégias de tratamentos contra o câncer

Em pronunciamento na inauguração do novo centro de pesquisa clínica e hospital-dia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) o diretor geral da instituição, Paulo Hoff, disse que uma das metas do instituto é tornar-se um dos maiores centros oncológicos do mundo.

“Para chegarmos a esse objetivo, queremos aumentar o número de pesquisas para novos medicamentos e estratégias de tratamentos contra o câncer”, afirmou.

A nova ala inaugurada no 12º andar da instituição contempla um dos três pilares de atuação do Icesp. “Nossas diretrizes baseiam-se em assistência, ensino e pesquisa. O centro de pesquisa clínica possibilitará que a instituição tenha mais recursos, além disso, os pacientes terão mais acesso a tratamentos de ponta antes de estarem disponíveis no mercado e vai permitir que o corpo acadêmico continue desenvolvendo sua carreira elevando o Brasil de patamar em pesquisa do câncer”.

O Icesp possui atualmente 200 estudos acadêmicos e patrocinados, 54 deles são patrocinados e estima-se que com o centro seja possível triplicar ou quadruplicar esses protocolos.

Mercado aquecido
Em seu pronunciamento, o secretário do Estado de São Paulo, Giovanni Guido Cerri, chamou atenção para o fato de que o mercado está aquecido, mas possui dificuldade de encontrar anestesistas, cirurgiões e profissionais de saúde.

Cerri também ressaltou que é preciso atingir metas mais ambiciosas nos cuidados oncológicos e enalteceu a questão da humanização no sistema de saúde.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, complementou a fala de Cerri ao dizer que o hospital-dia, que foi inaugurado junto a ala de pesquisa clínica é um exemplo de humanização no tratamento.

“O hospital dia possibilita que seja dado um tratamento mais humanizado ao paciente uma vez que ele pode retornar a sua residência”.

Hoff explicou que este setor tem o objetivo de possibilitar que um grande volume de pacientes sejam tratados sem internação, maximizando o uso dos recursos da sociedade e minimizando custos do tratamento.

Diagnóstico precoce
Cerri se mostrou otimista ao dizer que cada vez mais o instituto está recebendo pacientes com câncer em fase precoce, o que representa maior sobrevida, maior chance de cura e também economia nos gastos da saúde.

As causas que levam a esse resultado, na opinião de Cerri, estão ligadas à conscientização da população em procurar um médico para buscar um diagnóstico precoce do câncer e o incentivo a uma vida mais saudável . “Exemplo disso são as campanhas de prevenção e a procura por exames como mamografia, por exemplo”.

Para Hoff esse cenário também está atrelado às campanhas de diminuição do tabagismo. “Dados mostram que 1/3 da incidência de câncer é relacionada a tumores que possuem relação com o tabaco”.

O diretor geral do Icesp disse ainda que há um projeto de organizar um comitê estadual que visa a reorganização do atendimento oncológico no Estado de São Paulo. “O Estado vai ter esse ano em torno de 130 mil casos de câncer e estamos trabalhando para melhorar esse número, mas é importante lembrar que essas mudanças não levam a uma redução imediata. Isso leva de 10 a 15 anos se obter um resultado. Precisamos também implantar políticas de Estado e não de Governo, se quisermos alcançar bons resultados”.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário