Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Portugal: Ferreira Leite indigna doentes

A Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) exige a Manuela Ferreira Leite, ex-presidente do PSD, um pedido de desculpas por ter sugerido que os doentes com mais de 70 anos devem pagar os tratamentos de hemodiálise.

Carlos Silva, presidente da APIR, considera que "a senhora não tem informação para dizer uma coisa destas" e exige "um pedido de desculpas" a Ferreira Leite. Segundo a APIR, há dez mil doentes em hemodiálise, cuja idade média é 68 anos. "A doença renal atinge mais as pessoas com baixos e médios rendimentos. Não vemos milionários a fazer diálise".

Em causa estão as declarações da ex-presidente do PSD à SIC Notícias, onde defendeu que "não é possível manter o Serviço Nacional de Saúde gratuito para toda a gente", clarificando que "quem tem meios financeiros deve pagar os tratamentos". Ao CM, Manuela Ferreira Leite considera que a polémica parte de uma "interpretação desonesta". "Só de má-fé se levanta essa questão. O que disse foi que quem pode pagar o deve fazer, para quem não pode, evidentemente, o tratamento deve manter-se gratuito". Para a antiga ministra das Finanças, as críticas são um "ataque pessoal" e não passam de "manobras políticas baixas".

Fonte Correio da manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário