Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Projeto de eletrocardiograma do HCor chega a 8 mil laudos

Parceria tem como objetivo identificar os riscos cardíacos em vítimas atendidas pelo SAMU e repassar um posicionamento sobre a saúde do paciente em poucos minutos, evitando assim riscos

Lançado em janeiro de 2010 e implantado desde novembro de 2009, o sistema de Tele-eletrocardiografia Digital – parceria entre o Hospital do Coração (HCor) e Ministério da Saúde já passa dos seus oito mil ECG’s (eletrocardiogramas) realizados.

De acordo com a instituição, todos os estados já aderiram ao projeto e foram feitos 8429 laudos no período entre 18 de novembro de 2009 a 18 de novembro de 2011.

O sistema, implantado em 337 ambulâncias do Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência (SAMU) do país tem como principal objetivo identificar, de forma rápida, os riscos cardíacos em vítimas atendidas pelo SAMU e, por meio da tecnologia e corpo clínico do HCor repassar um posicionamento sobre a saúde do paciente em poucos minutos, evitando assim riscos de infartos, morte súbita, entre outros.

O Projeto faz parte de uma parceria firmada em 2008 entre Ministério da Saúde e HCor com os Hospitais de Excelência a Serviço do SUS com o objetivo de humanizar e melhorar o atendimento aos pacientes do SUS.

O convênio com esses hospitais envolveu a aquisição de novas tecnologias, capacitação profissional, pesquisas e consultorias na área de gestão com a cooperação de hospitais do país de reconhecimento nacional e internacional.

O cardiologista Enrique Pachón diz que os usuários do SUS têm à disposição nas ambulâncias do SAMU um sistema que, por meio de sinais sonoros emitidos para um telefone comum ou sinais digitais transmitidos por um telefone celular, repassa o eletrocardiograma do paciente para uma central que codifica esses dados e os envia para o HCor. E diz ainda que o hospital por sua vez, por meio do uma equipe de cardiologistas e enfermeiros, analisa os traçados do usuário e retorna o laudo para a equipe do SAMU nas ambulâncias. A partir daí os socorristas avaliam os procedimentos que devem ser aplicados no paciente no momento do resgate. Em situações mais complexas, os médicos do HCor entram em contato com o médico da ambulância e discutem as alternativas de tratamento mais adequadas.

De acordo com um dos responsáveis pelo projeto no HCor, Hélio Penna Guimarães, o projeto de Tele-eletrocardiografia Digital está ajudando a salvar muitas vidas graças à agilidade no fornecimento do laudo e a técnica aplicada pelos socorristas do SAMU no atendimento a pacientes com riscos cardíacos. E ressalta que a tecnologia facilita o posicionamento do quadro cardíaco do paciente, o que permite o momento do resgate e o direcionamento da vítima para a unidade de saúde mais adequada.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário