Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Estudo diz que 15% dos diabéticos correm risco de ter pé amputado

Ao menos 15% das pessoas com excesso de glicose no sangue (hiperglicêmicos) podem sofrer pé diabético, ou seja, uma infecção que destrói os tecidos das extremidades inferiores causada pelos danos que esta doença provoca no sistema nervoso e vascular.

A avaliação foi feita nesta terça-feira pelo médico Javier Aragon no 2º Congresso Nacional de Ferimentos, que está ocorrendo em Madri.

Este transtorno, responsável por 70% das amputações de pés na Europa, é consequência do descaso durante anos com esta doença cada vez mais comum, que acaba danificando os nervos e afetando a irrigação sanguínea, até o ponto de provocar a perda de sensibilidade nestas extremidades inferiores.

Aragon advertiu que basta uma pequena batida para causar um ferimento no diabético, que não será sentido pela falta de sensibilidade, impossibilitando assim o tratamento, o que geralmente origina uma colônia de bactérias e a consequente destruição do tecido.

Ele recomendou um "controle rigoroso do diabetes, da pressão arterial, dos níveis de colesterol e desaconselha totalmente o fumo".

Outra orientação é caminhar uma hora por dia para favorecer a circulação, usar calçado adequado e prestar atenção na higiene.

Fonte Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário