Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Campanha do GDF vai distribuir 1,8 milhão de camisinhas durante o Carnaval

Começou ontem (07/02) a campanha promovida pelo Governo do Distrito Federal para incentivar o uso de preservativos durante o Carnaval.

A campanha educativa, que tem o slogan "Neste carnaval seja qual for o seu parceiro use sempre camisinha”, irá distribuir aproximadamente 420 mil unidades extras de preservativos durante os dias de folia, somadas às 1,4 milhão unidades que são distribuídas mensalmente. A campanha educativa também estará no rádio, busdoors, painéis em pontos de ônibus, folders, cartazes, leques e outras mídias.

De acordo com o último boletim epidemiológico da SES/DF divulgado em outubro pela Gerência de DST/Aids e Hepatites Virais, os casos acumulados desde o início da epidemia, na década de 1980, até outubro de 2010, são de 255 pessoas infectadas. A taxa de incidência da Aids (número de casos novos) manteve o índice de 13,6 casos por 100 mil habitantes, o mesmo registrado em 2008.

Os jovens com práticas homossexuais de 15 a 24 anos são o principal foco da campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval deste ano. Isso porque, de 1998 a 2010, o percentual de casos entre a população homossexual inserida nessa faixa etária subiu 10,1%, conforme boletim epidemiológico de 2011.

Em todo o país, no ano passado, para cada 16 jovens com prática homossexuais portadores do vírus HIV, haviam 10, na mesma situação com práticas heterossexuais. Em 1998, esse número era de 12 jovens para cada grupo de 10.

O sexo sem preservativo continua sendo a mais importante forma de transmissão do HIV. Registrou-se o aumento do número de casos (tanto absoluto como percentual) na transmissão heterossexual e declínio dos casos provocados por uso de drogas injetáveis.

Entre pessoas do sexo masculino, observa-se uma estabilização na proporção de casos nas categorias homo e bissexual. A transmissão via sexual em mulheres vem representando quase a totalidade dos casos: 94,8%, em maiores de 13 anos.

Vale lembrar que o uso persistente da camisinha previne também contra a gravidez não desejada, contribuindo para a redução de Hepatites a Sífilis e outras formas de Doenças Sexualmente Transmissíveis

Informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário