Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de março de 2012

Rio registra segunda morte por dengue este ano

Rio de Janeiro – A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem (20) a segunda morte no ano por dengue na capital fluminense. A vítima foi uma mulher de 49 anos, moradora do Méier, bairro da zona norte. Ela morreu no dia 4 deste mês, após ser internada em um hospital particular.

De acordo com a secretaria, o vírus que causou a morte da paciente foi do tipo 4. Segundo amostras coletadas na última semana pela secretaria, é o tipo predominante até agora, responsável por 76,2% dos casos de dengue.

De acordo o superintendente de Vigilância Epidemiológica do município, Márcio Garcia, a paciente foi internada no dia 27 de fevereiro com suspeita de dengue no Hospital Municipal da Piedade, zona norte, e recebeu alta três dias depois. No dia 2 de março, ela voltou a procurar atendimento, porém, em um hospital particular. A secretara suspeita de um possível erro na classificação de risco da doença.

“A paciente deveria ter recebido uma classificação de risco mais grave, mas ela recebeu como se fosse um caso mais simples. Isso significa que todo o manejo clínico, todo o processo de hidratação daquela paciente não aconteceu como deveria acontecer”, disse o secretário.

Márcio Garcia disse ainda que o grande número de casos de dengue registrados nas últimas semanas no Rio só reforça a hipótese de epidemia. “Avaliando a série histórica de casos de dengue no município do Rio de Janeiro, os meses que têm maior ocorrência de casos são março e abril. Isso varia a cada ano, entendo que os meses de maior número de casos ainda estão para vir”, previu.

A secretaria também divulgou hoje o balanço da dengue em todo o município. Já são 16.323 notificações desde janeiro. Em apenas uma semana, foram verificados 177 novos casos da doença. Um aumento de 71% em relação ao mesmo período do ano passado. Madureira (zona norte), Campo Grande, Bangu e Realengo (zona oeste) são os bairros com maior número de infectados.

Em todo o estado do Rio, segundo balanço da Secretaria de Estado de Saúde, foram notificados 24.295 casos este ano.

Fonte Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário