A vitamina C pode aliviar os sintomas do estresse, diz pesquisa. De acordo com os dados dos pesquisadores, a vitamina C ajudou a controlar a produção excessiva de adrenalina durante um evento estressante, diminuindo as reações que ocorrem naturalmente quando o corpo reage a uma situação que ele enxerga como perigosa.
Os resultados da pesquisa, liderada por Samuel Campbell da Universidade do Alabama, nos EUA, e publicadas pela Academia Americana de Química, foram feitas com modelos animais ingerindo suplementos de vitamina C mas, de acordo com os pesquisadores, podem ter benefícios similares em humanos.
A equipe de Campbell afirma que além de diminuir o impacto do estresse – deixando os “gatilhos” que ativam essas resposta natural do organismo menos sensíveis – a vitamina C também diminuiu os efeitos colaterais associados ao estresse como o ganho de peso e o aumento de anticorpos ligados à inflamação (que normalmente aumentam durante eventos de estresse crônico).
Uma hipótese, dizem os autores, é que o mecanismo do estresse influencie negativamente o sistema imunológico e ao ingerir suplementos vitamínicios ricos em vitamina C o corpo interromperia parte do funcionamento do mecanismo estressor, levando a uma resistência maior a esses eventos.
“Nossos antepassados, especialmente aqueles nas regiões tropicais, podiam ter grandes quantidades de frutas em suas dietas e de algum modo o organismo criou uma forma de os proteger contra o estresse diário em um ambiente selvagem”, sugerem os pesquisadores.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário