Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de março de 2012

5 vetores de mudança no mundo e na Saúde, segundo Gonzalo Vecina

Superintendente corporativo do Hospital Sírio- Libanês faz aula inaugural do curso “Programa Gestão Estratégica em Saúde”, na Fundação Dom Cabral. Confira

Nesta terça-feira (20), a Fundação Dom Cabral (FDC), em parceria com a IT Mídia, iniciou o “Programa Gestão Estratégica em Saúde”, curso de especialização voltado a dirigentes e tomadores de decisão do setor de saúde.

Na aula inaugural, o superintendente corporativo do Hospital Sírio- Libanês, Gonzalo Vecina, explicou aos cerca de 30 participantes, os 5 vetores que na opinião dele “mudam o mundo e também a saúde”.

São eles:
-O momento atual do Brasil: o País está dentro de um contexto macroeconômico bom e alcançou grandes vitórias se comparado a um passado recente, hoje há um novo mercado composto pela classe C e grandes expectativas de crescimento e desenvolvimento do setor de saúde. “Temos um passado recente que é ruim, que nos faz ter percepções de futuro ruim. ‘O que eu lembro, tenho’- como diz João Guimarães Rosa e é fundamental não esquecer para conseguir explicar não só o passado, mas também para pensar no futuro”.

-Informação e comunicação: com o tráfego rápido de informações promovido pela internet e o acesso às informações pelo consumidor, que passam a exigir mais tem impacto na sociedade. “A exposição do ex-presidente Lula e da presidente Dilma quando doentes, e a discussão de que eles tiveram acesso a coisas que a população não tem, terá conseqüências no futuro das discussões de saúde- isso muda os consumidores e a transformação no mundo do trabalho”, afirmou.

-Meio- ambiente: Gonzalo lembrou como o meio- ambiente está ameaçado por conta do esgotamento dos recursos e exemplificou isso na área hospitalar, pois os hospitais produzem muito lixo e é mais caro enviar para uma usina de compostagem do que a um aterro. “Temos que rever essas coisas, pensar em uma agenda para a questão ambiental”.

-Eficiência: a busca pela eficiência só ocorreu depois de 2004, com o fim da carga inflacionária. “Ainda estamos muito longe dela e discutindo de onde sairá essa produtividade, temos que encontrar alternativas para essa produtividade”.

Papel do Estado: o quanto a discussão do papel do Estado é importante para a sociedade, pois hoje ele deve entregar o que a sociedade quer. E essa discussão está dentro do debate em saúde com a terceirização de serviços para a área privada. “Em boa parte dos países desenvolvidos, cada vez menos, há a tendência do estado fazer e, cada vez mais, há a tendência do estado entregando”.

O “Programa Gestão Estratégica em Saúde” é uma paceria da IT Mídia com a Fundação Dom Cabral e ocorre de 20 a 22 de março, na sede da FDC, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário