Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 21 de março de 2012

Quase metade dos estudantes gaúchos precisam de tratamento odontológico

Trabalho realizado pelo Sesc em escolas de 133 municípios busca melhorar a saúde bucal das crianças no Estado

Das 257 mil crianças gaúchas avaliadas pelo Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, 44,7% apresentam necessidade de tratamento odontológico. Nas escolas rurais, a incidência de problemas dentários é maior: 56,6% dos alunos precisam de atendimento, contra 42% nas escolas de áreas urbanas.

Os dados são referentes a 2010, quando foram avaliadas mais de 50 mil crianças em 754 escolas de 133 municípios. Na comparação com os anos anteriores — o programa atende e avalia os alunos gaúchos desde 2003 — 83% das crianças registraram melhora ou mantiveram as boas condições de saúde bucal. Atualmente, mais de 2,8 mil escolas de 389 cidades contam com o atendimento odontológico do Sesc, em parceria com as prefeituras municipais.

Estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de colégios públicos recebem kits de saúde bucal gratuitamente (escova, creme e fio dental) e professores e dentistas são capacitados para desenvolver o hábito da escovação correta dos dentes com as crianças.

O programa estimula também o maior acesso ao tratamento odontológico através da prática do tratamento restaurador atraumático, trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas (alimentação, atividade física e higiene); estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e promovendo motivação e envolvimento da comunidade escolar através de gincana estadual, que acontece todos os anos.

Os números do programa são tema de encontro que ocorre nesta quarta-feira, em Porto Alegre. Escolas que tiveram destaque na melhora da saúde bucal serão premiadas no evento.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário