Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de maio de 2012

Conheça os tênis funcionais

Chapa Chili, da MBT: calcanhar arrebitado
Modelos que ajudam a tonificar barriga, pernas e bumbum com uma simples caminhada

Quem vive uma rotina exaustiva e não tem tempo para ir à academia vai gostar da novidade: o mercado de calçados esportivos já conta com uma boa quantidade de modelos especiais de tênis que, prometem os fabricantes, ajudam a trabalhar os músculos sem grandes esforços. Basta calçá-los para ir ao shopping, passear com o cachorro ou devolver o filme na locadora.

Solado diferenciado
Como é de se imaginar, esses tênis – batizados de funcionais – têm despertado o interesse e a cobiça dos que desejam ficar em forma sem precisar gastar horas na academia. Mas, como eles proporcionam músculos torneados? O segredo está no solado diferenciado, que provoca a sensação de instabilidade.

No Easytone, da Reebok, por exemplo, as peças de desequilíbrio (elas lembram as bolas usadas para a prática de Pilates) estão localizadas sob o calcanhar e a parte dianteira do pé. Dessa forma, o usuário é obrigado a achar um ponto de equilíbrio durante a caminhada. Segundo a marca, esse trabalhão todo leva os músculos dos glúteos a trabalharem 28% a mais do que o normal, enquanto os das panturrilhas têm um rendimento extra de 11%. Tentador, não?

O Shape-ups, da marca americana Skechers, também contam com uma entressola – peça entre a sola e a palmilha do calçado – especial, composta por um tipo ultramacio de borracha. De acordo com o fabricante, a impressão que se tem é de caminhar com os pés descalços na areia. O movimento acionaria músculos que normalmente não são trabalhados com o tênis comum, levando à tonificação de pernas, glúteos, abdome e costas, além de uma melhora na postura e na circulação sanguínea.

Usar o desequilíbrio para estimular pontos-chave do corpo também é o princípio do Chapa Chili, da Masai Barefoot Technology (MBT), que ainda não chegou ao Brasil, mas já faz sucesso lá fora. A procura foi tanta, que a marca lançou modelos nas linhas Sport, Casual e Profissional, para estimular os consumidores a usarem o tênis em qualquer ocasião.

Pequenos detalhes
Apesar de os benefícios serem pra lá de sedutores, tome cuidado para não se lesionar. De acordo com Eduardo Carrera, médico ortopedista pela Unifesp/EPM e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, da capital paulista, esses calçados podem ser bastante agradáveis e macios, mas como têm plataformas mais altas e instáveis, parecem gerar mais instabilidade nos tornozelos durante a caminhada. “Nesses casos, o risco de sofrer entorses é maior” adverte o especialista.

Para Keila Fontana, fisiologista do exercício e professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), o melhor é inserir esses novos modelos no dia a dia de forma bem gradual. “A musculatura precisa se adaptar ao trabalho extra que eles exigem”, diz.

Outra recomendação é deixar o tênis no armário ao praticar atividades físicas muito intensas. “Nesse momento os músculos já são naturalmente forçados. O tênis só funcionaria como uma sobrecarga, aumentando as chances de lesões”, avalia Keila. Portanto, para tirar benefícios dos modelos funcionais sem oferecer riscos às articulações é mais prudente usá-los durante atividades mais tranqüilas.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário