Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 1 de maio de 2012

Gravidez: posso continuar trabalhando?

Siga em frente!
Já dizia a sua avó: “gravidez não é doença”. As sábias palavras, que povoam o imaginário das mulheres de qualquer geração, são confirmadas por grande parte da comunidade médica. Quem vive uma gestação normal não precisa se preocupar, pois está liberada para continuar a ir trabalhar.

A única exceção fica por conta das mamães com problemas de saúde e que, por razões médicas, devem ficar em repouso. Ou aquelas que, em virtude da gravidez múltipla, preferem tirar uma licença para descansar o corpo – sobrecarregado pelo excesso de peso com as crianças.

De qualquer forma, algumas medidas ajudam a mulher a se sentir mais confortável no trabalho durante os nove meses. Uma delas é começar a usar roupas e sapatos mais soltos, para ajudar a melhorar a circulação sanguínea no corpo – que fica mais lenta durante a gravidez. Deixe os pés para cima várias vezes ao dia, para diminuir o inchaço dos pés e tornozelos.

Relaxar também é importante. Tente diminuir o ritmo de trabalho e, se possível, se afaste das situações estressante o máximo que conseguir. Se for impossível fugir, comece a fazer aulas de meditação e ioga, para ajudar a controlar o nervosismo.

Essa tranquilidade é especialmente importante para que você tenha uma boa noite de sono e consiga, assim, recuperar as energias perdidas durante o dia. Muitas mulheres ficam mais cansadas quando estão grávidas. Por isso, tente dormir mais durante as noites ou então almoce em casa e tire um cochilo após o almoço.

Situações especiais
Atuando em um escritótio, o risco para você e o bebê é praticamente nulo. Mas isso não acontece para mulheres que possuem ocupações em que é necessário usar a força física. Nesses casos, o médico deve ser questionado sobre a continuidade da atividade. Talvez você esteja em tão boa forma física que precisará apenas diminuir o ritmo. De qualquer forma, fique atenta: a gravidez muda o centro de gravidade no corpo da mulher e você pode ficar mais propensa a sofrer quedas.

Em todo caso, procure evitar carregar peso ou forças as costas, especialmente durante os segundo e terceiro trimestres – quando a barriga realmente começa a crescer e você vai se sentir carregando mais peso. Se conseguir evitar completamente esse tipo de atividade, melhor ainda.

Outras atividades, como cabeleireiras, médicas e químicas, devem perguntar ao seu médico se podem trabalhar com as substâncias envolvidas nas atividades diárias. Uma máscara e luvas de látex devem ser providenciais nessas horas.

Fonte meubebe.br.msn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário