Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de julho de 2012

O que nos faz gostar de música?

A percepção da música é uma habilidade evolutiva. Conseguir identificar ritmos e tonalidades de sons é algo que nosso cérebro faz naturalmente e, portanto, essa é a provável origem da música.

As alegações são de um estudo feito pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, e que afirma que reconhecer tons relacionados – identificar uma música mesmo quando tocada em tons diferentes, como acontece quando ouvimos uma frase dita por pessoas com vozes pouco similares – e reconhecer um padrão de ritmo – algo que é importante para caçadores, por exemplo – é determinante para que nós, humanos, gostemos de uma música.

Pesquisas anteriores, que tentavam entender a música do ponto de vista evolutivo, indicavam que esse tipo de habilidade estaria relacionada com uma questão sexual. A música seria uma habilidade que destacaria outras habilidades – inteligência ou habilidade manual fina para fazer ferramentas, por exemplo – e facilitaria encontrar um parceiro.

Mas Henkjan Honing e Annemie Ploeger, os dois autores do estudo publicado o periódico Topics in Cognitive Science, afirmam que a musicalidade e musica são duas coisas diferentes. A musica é uma expressão cultural e social baseada na musicalidade, uma habilidade cognitiva de identificar e replicar padrões sonoros.

Com isso, dizem os pesquisadores, a hipótese é que a musicalidade – e portanto, a música – seja o indicativo de uma estrutura neuronal que, assim como outras, nos fez evoluir de forma diferente da de outros animais.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário