Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de julho de 2012

Pós-menopausa: estratégias simples ajudam a emagrecer

Recente pesquisa com foco nas mulheres que já passaram da menopausa mostra que algumas dicas simples funcionam para perder peso – até 10% do peso em um ano: mantenha um diário alimentar – mas seja sincera, não vale mentir – , evite pular refeições e tente não comer fora com muita frequencia.

O estudo, publicado no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, é o primeiro a examinar o impacto de uma ampla gama de comportamentos de automonitoramenteo, além de padrões de refeições na mudança de peso entre mulheres com sobrepeso ou obesidade que já estão na menopausa. Outras pesquisas demonstraram que a restrição das calorias totais é mais importante que a composição da dieta, como dietas de baixa gordura ou de baixos carboidratos, o que levou a líder da pesquisa, Anne McTiernan, a se perguntar quais hábitos e comportamentos ajudam em uma redução do consumo de calorias.

O acompanhamento de 123 mulheres sedentárias e obesas ou com sobrepeso com idades entre 50 e 75 anos durante um ano revelou que aquelas que registravam tudo que comiam perdiam em torno de 2,7 quilos a mais em comparação àquelas que não mantinham um diário. A dica para não perder o controle nas anotações é manter um bloquinho na bolsa ou algum aplicativo no celular que permita o controle das calorias. Seja qual for a opção, as orientações são:

• Seja honesta – registre tudo que você come.

• Seja precisa – meça as porções, leia as etiquetas.

• Seja completa – inclua detalhes sobre como o alimento foi preparado, além da adição de coberturas, molhos e condimentos.

• Seja consistente – leve seu diário sempre consigo ou, caso tenha um smartphone, use uma aplicativo de registro de dieta para não deixar de registrar as calorias das refeições.

Seguindo estes conselhos, é mais fácil controlar a ingestão de calorias. Além disso, a perda de peso é maior se a alimentação se der em intervalos regulares, sem “pular” nenhuma refeição – principalmente o almoço. Não está bem claro como funciona este mecanismo, mas o estudo apontou que quem “pula” uma refeição perde em um ano 3,6 quilos a menos que quem faz todas as refeições. Além disso, comer frequentemente em restaurantes faz com que se perca 2,26 quilos a menos por ano.

No fim do estudo, as participantes que seguiram as indicações emagreceram até 10% do peso inicial, que era o objetivo da intervenção.

“Nós acreditamos que estes achados são promissores, porque mostram que estratégias básicas, quando seguidas pelas mulheres após a menopausa – um grupo conhecidamente em risco para o ganho de peso –, pode ajudá-las a emagrecer”, conclui.

Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário