Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de julho de 2012

11 perguntas sobre menstruação

Três médicos explicam o que é a menstruação, ajudam a lidar com ela e mostram que não é preciso se desesperar com absorventes, cólicas e TPM

Vovós dizem que mulheres menstruadas não devem lavar os cabelos. Há também quem acredite que durante o período menstrual as mulheres não devem cozinhar, porque o bolo, por exemplo, não vai crescer. Algumas culturas até consideram destrutivas as mulheres que estão “naqueles dias”.

Mas o que há de tão sinistro e obscuro na menstruação? De acordo com os médicos, nada. Tudo bem lavar o cabelo, entrar na piscina e até ter relações sexuais durante esse período do mês. Para explicar melhor, os ginecologistas Renata Gebara, do Hospital Santa Catarina (SP), Nicolau D Amico, do Hospital Samaritano (SP) e Ângela Maggio esclarecem 11 dúvidas sobre menstruação.

1 - O que é a menstruação?
“A menstruação é a descamação do endométrio, que é a parte de dentro do útero”, explica Renata. De acordo com a médica, todo mês a mulher é preparada para receber uma gestação, para que o óvulo fecundado seja colocado adequadamente no endométrio. “Quando não há fecundação acontece a descamação”, afirma.

O ciclo menstrual, ou seja, o período que começa no primeiro dia da menstruação e vai até um dia antes do sangramento seguinte, dura em média 28 dias. Mas esse número pode variar. “O ciclo pode ter de 25 a 34 dias”, diz Renata.

2 - Existe uma idade certa para começar a menstruar?
“Normalmente a menstruação começa a acontecer entre os 10 e os 14 anos. Se não ocorrer dentro desse período, é bom procurar um médico”, afirma Nicolau.

3 - Atraso na menstruação é sinal de gravidez?
Não necessariamente. “A menstruação começa a ser regular aos 17 anos. Antes disso ocorre um processo de amadurecimento que pode causar atraso ou adiantamento”, explica Nicolau. Além disso, “estresse, má alimentação, poucas horas de sono e o uso de alguns medicamentos, como anticonvulsionantes e antidepressivos, podem alterar o ciclo menstrual”, afirma Renata.

De acordo com Ângela, só é possível considerar que a menstruação está atrasada se ela não chegar até 35 dias depois do início do último sangramento. “Uma mulher normal menstrua com intervalos de 25 a 35 dias”, explica a médica.

4 - É normal sentir cólicas antes e durante a menstruação?
Sim. “Na maioria dos casos, com um analgésico simples a dor melhora. Mas algumas meninas sentem mais dor, e para elas é necessário um analgésico mais potente”, afirma renata. No entanto, cólicas crescentes merecem atenção. “Não é normal ter cólicas que aumentam mês a mês e a causa delas precisa ser pesquisada”, diz Nicolau.

5 - Como escolher o absorvente?
“Os ideais são os externos”, afirma Nicolau. “O interno pode ser usado em casos de necessidade, como uma ida à praia, por exemplo”. Segundo Ângela, o uso constante de tampões vaginais pode causar infecções. “O absorvente interno não deve ser utilizado com frequência porque ao usá-lo o sangue fica parado e as bactérias da vagina podem ‘pegar’ o ferro da menstruação e levar a processos infecciosos”, explica.

De acordo com Nicolau, meninas virgens também podem usar absorvente interno se tiverem necessidade, mas devem passar por um exame médico para saber se o hímen vai comportá-lo.

Renata explica que os absorventes devem ser trocados a cada três ou quatro horas. “O ideal é o que tem menos cheiro e a cobertura mais natural possível”, diz a médica. “Cheirinhos e cores podem causar reação alérgica”, orienta.

6 - Existe alguma restrição para meninas menstruadas?
Nenhuma. “Pode lavar o cabelo e ter relações sexuais, desde que se sinta bem”, diz Nicolau. No entanto, o período menstrual também exige o uso de preservativo. “A chance de ter uma infecção pélvica é um pouco maior porque o útero está mais aberto”, alerta Renata.

7 - É possível diminuir o fluxo menstrual?
“Se a menina precisar tratar o fluxo intenso da menstruação, sim. É possível fazê-lo com alguns medicamentos antinflamatórios, anticoncepcionais e remédios que aumentam a coagulação”, diz Nicolau.

8 - É possível mudar a data da menstruação?
Não exatamente. “É possível mudar a data do sangramento”, diz Nicolau. Mas não é a mesma coisa? Não! “O que a pílula anticoncepcional faz é um sangramento artificial. E tomando anticoncepcional é possível especificar uma data para o sangramento”, afirma o médico. “Se tomar a pílula continuamente, a menina fica sem sangrar. E é só parar de tomar quando quiser que o sangramento aconteça”, explica Renata.

Mas o procedimento não deve ser adotado com frequência. “Não é muito bom porque o equilíbrio do organismo é alterado. Mas uma vez ou outra não tem problema”, afirma Ângela.

Portanto, antes de tomar duas cartelas continuamente, é bom procurar um médico. “As mudanças podem fazer o anticoncepcional falhar”, alerta Renata.

9 - As meninas param de crescer depois da primeira menstruação?
“Param, em média, dois anos depois”, afirma Nicolau. “Existe um crescimento residual. Mas antes da menstruação esse crescimento é mais rápido”, explica Renata.

10 - O que é a tensão pré-menstrual?
“Não é uma doença, mas uma manifestação da ovulação”, tranquiliza Nicolau. “Quando a menina ovula aumenta a produção do hormônio progesterona, e isso faz o corpo acumular líquido”, explica o médico. “Devido a isso, pode ocorrer dor na mama, irritabilidade e vontade de comer chocolate”. De acordo com Nicolau, a TPM começa 14 dias antes da menstruação, em média, e pode durar até 14 dias.

11 - Meninas menstruadas podem entrar na piscina e no mar?
“Não há contra-indicação”, afirma Nicolau. “Se a garota puder usar um absorvente interno, pode entrar na piscina ou no mar sem nenhum problema ou constrangimento”, diz. Mas Ângela avisa que o absorvente precisa ser retirado logo que a garota sair da água. “Pode causar infecção”, alerta.

Fonte iGirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário