Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Falta apoio a famílias de pacientes com câncer, revela estudo

Sozinhos e sem suporte, familiares e pacientes com câncer em estágio terminal precisam ser ouvidos e necessitam de assistência.
 
A afirmação é da pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP), Carolina Oliveira Serradela Fonseca.
 
De acordo com a Agência USP de Notícias, a psicóloga entrevistou sete pessoas diretamente em seus domicílios.
 
Elas exerciam a função de principais cuidadores desses pacientes, mesmo sem possuir formação técnica, e estavam cadastradas na Associação Brasileira de Combate ao Câncer Infantil e Adulto (Abraccia) ou na Associação Brasileira de Pessoas e Crianças com Câncer (Abrapec), em Ribeirão Preto, entre julho e novembro de 2010.
 
Para Carolina, no momento de comunicar o diagnóstico, é essencial que “os profissionais de saúde ofereçam escuta sensível” para as dúvidas, fantasias, mitos e temores dos familiares.
 
É que, após o impacto da notícia, diz, eles mesmos buscam respostas para os sinais do início da doença e do porque do agravamento do quadro.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário