Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de novembro de 2012

Gene, evolução e obesidade

A obesidade caracteriza-se por acúmulo de gordura, quando há uma ingestão de calorias além do necessário e maior que o gasto energético. Tornou-se problema de saúde pública, pela quantidade e gravidade das doenças que provoca, influindo na expectativa e na qualidade de vida. Isto significa que a obesidade é responsável pelo desenvolvimento de vários tipos de câncer, doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol e diabetes, entre outras enfermidades.
 
O ganho de peso pode ser causado por predisposição genética (já foram identificados mais de 250 genes que favorecem o acúmulo de gordura, mantêm o metabolismo lento ou aumentam o apetite) e por problemas endócrinos (doenças da tireóide, do pâncreas e da suprarrenal). Há também o aspecto evolutivo: quando a comida era escassa ou difícil de ser encontrada, nossos antepassados ingeriam as quantidades que podiam e deslocavam-se continuamente em busca de alimento. Mesmos genes, necessidades diferentes.
 
A humanidade foi evoluindo e mudando hábitos, exigindo cada vez mais praticidade e rapidez pela falta de um tempo roubado pelas responsabilidades familiares, profissionais e sociais. A oferta de produtos calóricos e pobres em nutrientes aumenta a cada dia, os fast foods se multiplicam e atraem principalmente as crianças, os lanches feitos em pé substituem as refeições. As pessoas saem da mesa com o arroz, o feijão, a carne, legumes, verduras e frutas e vão para o balcão da lanchonete com sanduíches, salgadinhos, doces e refrigerantes.
 
O sedentarismo também contribui para o aumento de peso. O carro e o elevador substituíram pequenos deslocamentos e a escada. Na cozinha, quem não deseja multiprocessador, batedeira? Na sala e no quarto, controle remoto para todos os aparelhos, nada mais de senta-levanta para mudar de canal, ligar e desligar o aparelho. Para se manter atualizado, próximo de amigos e parentes, e fazer compras, basta se conectar: a internet é o mundo dentro de casa. Para crianças e jovens, o computador fornece diversão e jogos, substituindo as brincadeiras.
 
As mudanças socioculturais atingem a todos, sem distinção de sexo, idade, classe social etc. Mas se todos sofrem as mesmas pressões e estão submetidos aos mesmos estímulos, por que alguns engordam e outros não? A orientação dos pais, desde as escolhas de cardápio à forma como encaram o aspecto estético, e como eles lidam tanto com as pressões sociais quanto com as dúvidas e inseguranças normais de crianças e adolescentes em relação à autoimagem, que surgem cada vez mais cedo, podem interferir no crescimento mais adaptado.
 
Pais excessivamente preocupados com magreza, exercícios físicos, envolvidos em dietas ou hábitos restritivos, ou, no outro extremo, que não se preocupam com alimentação, horários, disciplina podem criar futuros adultos obesos, anoréxicos, bulímicos. O ambiente familiar é importante para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e o desenvolvimento de autoestima.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário