Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de novembro de 2012

Óleo de peixe pode parar ação da quimioterapia

Pesquisadores advertem os pacientes de câncer que não tomem suplementos de óleo de peixe, pois gorduras encontradas neles podem parar a ação de drogas da quimioterapia.
 
Os dois ácidos graxos envolvidos no suplemento, que também são produzidos por células-tronco no sangue, tornam os tumores imunes ao tratamento.
 
Os cientistas holandeses analisaram como os tumores desenvolvem resistência aos medicamentos.
 
Experimentos com ratos mostraram que células-tronco no sangue responderam à droga cisplatina, amplamente utilizada no tratamento de câncer. As células começaram a produzir dois ácidos graxos, conhecidos como KHT e 16:04 (n-3).
 
Esses ácidos graxos começaram uma série de reações químicas, o que significa que as células cancerosas se tornaram resistentes à quimioterapia.
 
O uso de drogas que bloqueiam a produção dos ácidos graxos evitou esta forma de resistência, o que aumentou significativamente a eficácia da quimioterapia.
 
No entanto, os pesquisadores alertaram que esses ácidos graxos são abundantemente presentes em produtos de óleo de peixe no mercado.
 
Suplementos de óleo de peixe dados aos camundongos poderiam também parar a quimioterapia trabalhando contra alguns tumores.
 
“O próprio corpo segrega substâncias protetoras no sangue que são poderosas o suficiente para bloquear o efeito da quimioterapia”, disse a autora do estudo, Emile Voest.
 
O estudo sugere uma interessante opção do que torna os cânceres resistentes ao tratamento. Porém, muito mais pesquisas são necessárias para desenvolver formas de deter essa resistência e confirmar os resultados.
 
Enquanto isso, os pesquisadores recomendam que pessoas passando por quimioterapia não tomem esses suplementos ou conversem com seus médicos para saber se poderia afetar seu tratamento.
 
Fonte Hypescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário