Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 25 de novembro de 2012

Esponja permite entrega de medicamentos e células-tronco de forma direta no organismo

consistencia attaque gel Esponja permite entrega de medicamentos e células tronco de forma direta no organismoBioengenheiros da Harvard University, EUA, criaram esponja à base de um gel que permite a entrega de medicamentos e células-tronco de forma direta no organismo. Tal procedimento agiria de forma forma segura.
 
A esponja pode ser moldada em qualquer forma, preenchida com medicamentos ou células-tronco, comprimida a uma fracção do seu tamanho e entregue por meio de uma injeção. Dentro do corpo, ela volta à sua forma original e libera gradualmente a carga diretamente no alvo.
 
A tecnologia biocompatível consiste em um ‘ kit de cura’ que pode ter aplicações terapêuticas minimamente invasivas.

“O que criamos é uma estrutura tridimensional que pode ser utilizada para influenciar as células no tecido circundante e, talvez, promova a formação de tecido”, aponta o investigador participante na pesquisa David J. Mooney.
 
Segundo os estudiosos a aplicação mais simples é quando você quer promover uma regeneração de um tecido. “Se você quer introduzir algum material no corpo para substituir o tecido que foi perdido, essa técnica seria a ideal. Em outras situações, podemos usá-la para o transplante de células-tronco, caso estejamos tentando promover a regeneração do tecido, ou transplantar células do sistema imunológico, se estamos olhando para a imunoterapia”, descreve e explica Mooney.
 
A esponja é composta principalmente por alginato, geleia de algas de base, a esponja injetável contém redes de grandes poros, que permitem que os líquidos e as moléculas grandes facilmente fluam através dela.
 
Por meio dessa pesquisa foi demonstrado que as células vivas podem se unir às paredes desta rede e serem entregues intactas, juntamente com a esponja, por meio de uma injeção, sendo que a esponja pode conter proteínas grandes e pequenas e medicamentos, os quais são gradualmente liberados conforma a matriz biocompatível começa a se quebrar no interior do corpo.
 
“Nossas esponjas podem ser projetadas em qualquer tamanho e forma, e injetadas no local como um dispositivo de entrega segura”, afirma o autor Sidi Bencherif. “Estes géis injetáveis serão especialmente úteis para uma série de aplicações clínicas, incluindo terapia celular, engenharia de tecidos, preenchimento dérmico em cosméticos, entrega de medicamentos e imunoterapia”, conclui o pesquisador.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário