O escritor Luis Fernando Veríssimo foi uma das vítimas. Doença não é banal e está na lista de 10 maiores causas de morte dos brasileiros
O novo boletim médico sobre o quadro clínico de Luis Fernando Veríssimo revela que o escritor foi vítima de “gripe comum”, causada pelo vírus Influenza A. Apesar do “comum” que descreve o problema de saúde são em média 84 pessoas no Brasil que, todos os dias, acabam internadas por causa da doença
Os dados foram levantados pelo iG Saúde no banco de dados do Ministério da Saúde. Entre janeiro e agosto, foram computadas pelos hospitais públicos e privados, 19.974 internações.
De acordo com os especialistas, em pessoas com problemas cardíacos, diabetes ou outras complicações metabólicas o vírus, espalhado pelo espirro, pelo toque e pelas mãos, pode comprometer o coração e provocar infecções generalizada.
Não à toa, a gripe “comum” permanece como uma das principais causas de morte da população brasileira. Em mulheres, a doença supera hipertensão, câncer de mama, câncer de pulmão e acidentes de transporte no ranking.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), assim que o organismo detecta a presença destes agentes infecciosos ele produz substâncias para tentar reagir contra a gripe. Essas substâncias são inflamatórias e nocivas ao sistema cardiovascular.
Por isso, os idosos e as pessoas que têm doenças crônicas são vacinados gratuitamente contra a gripe, já que representam o grupo mais vulnerável às infecções. As grávidas também podem receber as doses de graça já que - por causa das mudanças anatômicas - os pulmões das futuras mães acabam sobrecarregados.
Fonte iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário