Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

“Limpar o prato”: hábito pode levar à obesidade em crianças

Crianças fazem manha, querem comer a sobremesa logo ou sair para ir ver televisão. E a frase mais ouvida em uma hora dessas vem dos pais: “não pode sair da mesa até limpar o prato!”. Mesmo com boas intenções, esse hábito pode ter um viés negativo, diz uma pesquisa americana da Universidade de Cornell.
 
“Nós observamos que quanto mais controladores os pais são sobre os hábitos alimentares dos filhos, mais essas crianças se vêm na posição de negociar quantidades maiores de outros tipos de comida menos saudáveis, como doces”, diz Brian Wansink, autor principal do estudo.
 
Os pesquisadores entrevistaram mães de crianças em idade pré-escolar para saber o quanto elas indicavam para os filhos a importância de comer tudo o que estava em seus pratos durante uma refeição. Já as crianças foram questionadas sobre a quantidade de cereais açucarados que elas comiam pela manhã, assim como sobremesas e outras comidas calóricas. Algumas dessas crianças diziam, sempre que possível, encher os pratos e recipientes em que comiam esses alimentos até o máximo que conseguiam.
 
“Pais que forçam seus filhos a comerem durante outras refeições podem estar interferindo no desenvolvimento do autocontrole dos filhos em relação aos alimentos”, diz Collin Payne, outro pesquisador envolvido no estudo. “Quando as crianças não têm controle sobre o que podem ou não comer, elas acabam reagindo comendo em excesso, especialmente quando não estão no ambiente familiar.”
 
“Crianças nessa idade estão formando seus hábitos alimentares e um hábito ruim pode continuar por toda a vida”, aponta Wansink, que recomenda que os pais façam porções pequenas de alimentos variados, encorajando os filhos a provar de tudo, mas deixando que eles decidam sobre o quanto querem comer.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário