Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bons hábitos são fundamentais para estudantes em época de vestibular

Neste final de ano começam as chamadas para os aprovados na 1ª fase de vários vestibulares de faculdades públicas e privadas. Além do tempo extra de estudo para a 2ª fase, é importante se lembrar da velha máxima “mente sã, corpo são”. Para melhorar o rendimento nas provas (e mesmo nos estudos) esteja atento a uma série de bons hábitos e uma alimentação saudável.
 
Sono e hidratação
De acordo com a nutricionista Viviane Chaer Borges, na semana da prova é importante que os estudantes durmam entre seis e oito horas por noite e não pulem nenhuma refeição. “Muitos candidatos passam a noite estudando, trocam o dia pela noite e não comem corretamente para ter mais tempo de se dedicar aos estudos. O ideal é dormir bem e comer nos horários adequados”, afirma a nutricionista.
 
Outra dica importante é dar uma pausa nos estudos, no mínimo, a cada duas horas, o que ajuda na circulação do sangue. Como tem feito muito calor nos últimos dias, a nutricionista orienta sobre a importância de estar sempre bem hidratado: “Os candidatos devem beber bastante líquido. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve ingerir cerca de 3 litros de líquidos por dia”, afirma Viviane.
 
Alimentação balanceada
A alimentação também merece atenção especial dos estudantes. De acordo com a especialista, no dia que antecede ao vestibular o candidato deve consumir vegetais, frutas, peixe, frango e carboidratos.
 
Alimentos gordurosos e pesados como carne de porco, linguiça, bacon e frituras devem ser evitados, pois dificultam a digestão e podem comprometer a concentração na hora da prova. “Açúcar em excesso, feijão, brócolis e grão-de-bico fermentam mais e devem ser evitados”, alerta Viviane.
 
Na véspera da prova também é importante relaxar. Os estudantes devem ir ao cinema, encontrar os amigos, passear, ouvir música e praticar atividade física moderada, porém sem o consumo excessivo de bebida alcoólica.
 
No dia da prova, antes do vestibular começar, o candidato deve consumir saladas, frutas, líquidos e legumes. Água, sucos, chás, frutas, barras de cereais e chocolates são bem-vindos na hora da prova. “O chocolate provoca bem-estar, mas em excesso, pode gerar muita sede no candidato”, afirma Viviane.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário