Neste final de ano começam as chamadas para os aprovados na 1ª fase de vários vestibulares de faculdades públicas e privadas. Além do tempo extra de estudo para a 2ª fase, é importante se lembrar da velha máxima “mente sã, corpo são”. Para melhorar o rendimento nas provas (e mesmo nos estudos) esteja atento a uma série de bons hábitos e uma alimentação saudável.
Sono e hidratação
De acordo com a nutricionista Viviane Chaer Borges, na semana da prova é importante que os estudantes durmam entre seis e oito horas por noite e não pulem nenhuma refeição. “Muitos candidatos passam a noite estudando, trocam o dia pela noite e não comem corretamente para ter mais tempo de se dedicar aos estudos. O ideal é dormir bem e comer nos horários adequados”, afirma a nutricionista.
Outra dica importante é dar uma pausa nos estudos, no mínimo, a cada duas horas, o que ajuda na circulação do sangue. Como tem feito muito calor nos últimos dias, a nutricionista orienta sobre a importância de estar sempre bem hidratado: “Os candidatos devem beber bastante líquido. Uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, deve ingerir cerca de 3 litros de líquidos por dia”, afirma Viviane.
Alimentação balanceada
A alimentação também merece atenção especial dos estudantes. De acordo com a especialista, no dia que antecede ao vestibular o candidato deve consumir vegetais, frutas, peixe, frango e carboidratos.
Alimentos gordurosos e pesados como carne de porco, linguiça, bacon e frituras devem ser evitados, pois dificultam a digestão e podem comprometer a concentração na hora da prova. “Açúcar em excesso, feijão, brócolis e grão-de-bico fermentam mais e devem ser evitados”, alerta Viviane.
Na véspera da prova também é importante relaxar. Os estudantes devem ir ao cinema, encontrar os amigos, passear, ouvir música e praticar atividade física moderada, porém sem o consumo excessivo de bebida alcoólica.
No dia da prova, antes do vestibular começar, o candidato deve consumir saladas, frutas, líquidos e legumes. Água, sucos, chás, frutas, barras de cereais e chocolates são bem-vindos na hora da prova. “O chocolate provoca bem-estar, mas em excesso, pode gerar muita sede no candidato”, afirma Viviane.
Fonte O que eu tenho
Nenhum comentário:
Postar um comentário