Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Santa Casa de São Paulo inaugura Instituto de Pesquisa

Objetivo do Instituto é centralizar as pesquisas nos departamentos do Hospital Central da Santa Casa, viabilizar novos projetos e agilizar os processos administrativos para apoio e patrocínio às pesquisas
 
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) inauguram, hoje, segunda-feira (26/11), o Instituto de Pesquisa da Santa Casa.
 
O objetivo do Instituto é centralizar as pesquisas existentes nos departamentos do Hospital Central da Santa Casa, viabilizar novos projetos e agilizar os processos administrativos para aquisição de apoio e patrocínio às pesquisas, além de melhorar a assistência médica dentro da Instituição.
 
“A abertura desta sede irá auxiliar na viabilização de nossos principais objetivos que englobam: apoio no planejamento e na realização de pesquisas; disponibilizar uma infraestrutura que facilite a logística de implementação dos projetos; atrair novos pesquisadores; e aprimorar o desenvolvimento metodológico com inovações tecnológicas e científicas”, explica Carlos Longui, coordenador científico do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo, em comunicado.
 
De acordo com a entidade, para a população, a Instituição facilitará a participação de pacientes em estudos clínicos. Assim, os cidadãos poderão usufruir de avanços tecnológicos e se beneficiar de pioneiros métodos de exames e tratamentos de doenças.
 
Longui também prevê um impacto positivo no atual cenário nacional de centros de pesquisas. “O Instituto terá capacidade de formar pesquisadores brasileiros, melhorando sua capacitação e aumentando sua competitividade para futuras experiências internacionais. Além disso, profissionais estrangeiros que desejam realizar suas pesquisas no Brasil, ganharão um novo Instituto de apoio a projetos científicos, proporcionando valiosas trocas de informações”.
 
Os pesquisadores, médicos e alunos que tiverem interesse em realizar suas pesquisas no Instituto, poderão apresentar seus projetos na Coordenadoria Científica, que distribuirá sua realização entre os diferentes setores. O Instituto também apoiará projetos inovadores com o intuito de auxiliar no processo de patentes.

Estrutura do Instituto de Pesquisa da Santa Casa de São Paulo
O novo prédio que abrigará o Instituto possui seis andares, sendo três só de laboratórios e um andar de suporte técnico de pesquisa. Há também um anfiteatro e um andar administrativo.

Será composto por uma Diretoria Administrativa, formada por membros da ISCMSP e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Coordenadoria Científica e Coordenadoria Administrativa.

No início de suas atividades científicas, o Instituto será composto por três setores:
 
• Núcleo Metodológico: coordenado pelo Prof. Dr. Hudson Buck.
 
A implantação desse Núcleo de Pesquisa possibilita centralização de equipamentos e pessoal especializado, permitindo oferecer suporte técnico à pesquisa Institucional.
 
Tem o objetivo de desenvolver e padronizar métodos: desenvolvimento de novas linhas de pesquisa; apoio à fixação de alunos de pós-doutoramento; campo de testes para futura incorporação metodológica na assistência em saúde e pesquisa clínica aplicada.
 
Também é função do Núcleo criar um centro de referência e viabilizar logística de coleta, recepção, transporte e armazenamento de amostras específicas das linhas de pesquisa apoiadas pelo Instituto.
• Instituto de Pesquisa Clínica: coordenado pela Dra. Vera Lúcia Alves.

Hoje, a Pesquisa Clínica da Santa Casa é representada por projetos provenientes de seus ambulatórios, enfermarias e emergência, fruto do interesse pessoal de seus médicos e pesquisadores.
Outra fonte de desenvolvimento da Pesquisa Clínica é o interesse dos órgãos de saúde e da indústria farmacêutica em trazer seus projetos para serem realizados na Santa Casa.
 
• Instituto do HPV: com a coordenação da Profª. Dra. Luisa Lina Villa.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV) tem como missão o estabelecimento de um ambiente para a pesquisa em todos os níveis de atuação relacionados à infecção por HPV e doenças associadas, propondo-se à realização de atividades bem articuladas, caracterizadas pela criação de um ambiente estimulante tanto para pesquisa, quanto para formação de recursos humanos especializados.
 
Também faz parte da missão do INCT-HPV a implantação de metodologias laboratoriais que permitam avanços científicos substanciais ou desenvolvimento tecnológico inovador; agregação dos melhores grupos de pesquisa nos estudos das doenças causadas por Papilomavirus, objetivando responder a questões estratégicas e de muita relevância para a saúde do país, tanto na profilaxia quanto na terapia dos tumores causados por HPV. Além disso, se propõe à transferência de conhecimento para a sociedade, focalizando a educação da população em geral, e cooperação técnica e transferência de conhecimento para o setor empresarial e para o governo.

Conta com o apoio do CNPq e da FAPESP, em programa inovador criado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, cujos recursos vêm sendo utilizados tanto para a montagem de laboratórios de última geração na sede do Instituto de Pesquisas da Santa Casa, quanto para a compra de equipamentos e material de consumo utilizado em diversas linhas de pesquisa em andamento.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário