Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Pilates melhora saúde de motoristas e trabalhadores da construção civil

Tratamento trouxe uma significativa melhora em relação à postura e
às dores dos trabalhadores após aplicação do método de pilates
Estudo mostrou que pessoas submetidas ao método apresentaram melhora quanto à flexibilidade, dor lombar e atitude postural
 
Pesquisa feita com motoristas de ônibus e trabalhadores da construção civil, em Manaus (AM), mostra que o tratamento com o método pilates trouxe uma significativa melhora em relação à postura e às dores lombares dos profissionais. "O estudo mostrou que as pessoas submetidas ao protocolo fisioterapêutico com o método pilates apresentaram melhora quanto à flexibilidade, dor lombar e atitude postural", disse a pesquisadora mestre em Biologia Urbana pelo Centro Universitário Nilton Lins, Andréa Conceição Gomes Lima.
 
A constatação vem do estudo 'Diagnóstico Postural Associado à Intervenção Fisioterapêutica com o Método Pilates em Ambiente Local', de autoria da pesquisadora.
 
O estudo analisou 60 pessoas, que foram submetidas a consulta fisioterapêutica com questionários sobre queixas clínicas, avaliação postural computadorizada, diagnóstico da flexibilidade, caracterização da dor e avaliação do ambiente de trabalho, para identificar possíveis problemas físicos desses trabalhadores. Durante a pesquisa, os trabalhadores utilizaram o método pilates que por suas técnicas, que aliam concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos, pode proporcionar ao praticante bem-estar físico e mental.
 
A pesquisadora ainda ressaltou outro resultado positivo da pesquisa, que demonstra que no ambiente de trabalho, houve melhora na integração desses trabalhadores na convivência com os demais colegas. "Todos ressaltaram a importância do cuidado das empresas para com a saúde do trabalhador e sentiram-se mais motivados e dispostos, devido à diminuição dos sintomas (dores) e menor nível de estresse no trabalho", completou.
 
A pesquisa também alerta para importância do cuidado com os padrões culturais e o estilo de vida. "A vida moderna da população está impondo cada vez mais atividades que sobrecarregam o corpo humano. A alta incidência de problemas posturais em adultos está relacionado à tendência para esse padrão de atividade, especializado ou repetitivo", destacou Lima.
 
Ela observou que os trabalhadores da construção civil e motoristas de ônibus desenvolvem suas atividades em condições adversas, com sobrecargas mecânicas e em ambientes de trabalho que os expõem ao estresse físico e ambiental, associado às condições pré-estabelecidas de horários e prazos para finalização das tarefas rotineiras e diárias. "A carga mecânica está presente em todos os tipos de atividades, sejam laborais ou não, podendo ser classificada sob os aspectos físico, cognitivo e psíquico", completou Lima.

Pilates
Muitas são as razões para a ascensão do método pilates nos dias atuais: saúde, escultura do corpo, resistência, melhora da concentração mental, entre outras. Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial, o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. No quesito saúde, muitas são as pesquisas que apontam os benefícios e influência dos pilates na melhora da qualidade da vida de pessoas que optam pelo método.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário