Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novas lideranças de informática em Saúde: o maior dos desafios

Para a Dra. Beatriz de Faria Leão, o foco do setor deve ser o investimento em recursos humanos e isso deve ocorrer, especialmente, a partir dos cursos de formação de novos profissionais
 
Investimento em novos profissionais. Este é o grande desafio para a formação de lidernças no setor de informática em Saúde no Brasil, conforme apontaram os palestrantes do talk-show que encerrou o XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, que aconteceu ao longo desta semana em Curitiba.
 
Para a Dra. Beatriz de Faria Leão, o foco do setor deve ser o investimento em recursos humanos e isso deve ocorrer, especialmente, a partir dos cursos de formação de novos profissionais. “É preciso instalar a informática em saúde como área de conhecimento humano, de pesquisa”, afirmou. O mesmo foi defendido por Marco Antonio Gutierrez, do Instituto do Coração. Para ele, a sociedade é catalizadora de novos investimentos no setor, mas é na universidade que o desenvolvimento vai ocorrer. “O conhecimento está na academia e é ela que vai direcionar o setor”, defendeu.
 
Para suprir a necessidade de formação de novos profissionais, é necessário que se invista em novos cursos. “O Brasil tem dez vezes menos cursos de formação superior do que o Canadá, por exemplo”, destacou Renato Marcos Sabattini, da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
 
Já para Lincoln de Assis Moura, da International Medical Informatics Association (IMIA), o investimento do setor deve ocorrer em novos líderes com capacidade de representar a categoria frente ao Ministério da Saúde e instâncias internacionais. “É preciso fazer o que a SBIS faz, que é criar lideranças com habilidade em relações internacionais, que consigam conversar com o Ministério da Saúde, com entidades de outras áreas”, completou.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário