Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de dezembro de 2012

Não só o que você come, mas quando come

As células de gordura guardam o excesso de energia consumida durante o dia e mandam sinais para o cérebro, para avisá-lo sobre o momento de parar de comer. Esse mecanismo faz parte de um complexo relógio biológico chamado ciclo circadiano. Agora pesquisadores dizem que acertar os ponteiros desse relógio é possível e isso faria com que pessoas com problemas de peso emagrecessem.
 
A pesquisa foi feita por Garret FitzGerald e Georgios Paschos, da Universidade da Pensilvânia nos EUA, e publicada no periódico Nature Medicine. Eles usaram modelos animais que tinham hábitos noturnos e os alimentavam durante o seu período de descanso, de dia.
 
“Ficamos surpresos por dois motivos: o primeiro é que a mudança é muito pequena e isso pode levar a grandes resultados. Nos modelos animais, eles chegaram à faixa de obesidade muito rapidamente, apenas consumindo alimentos em seu horário de descanso. O segundo foi que o ‘relógio da fome’ alterou outros ritmos do corpo também, levando a obesidade”, diz Paschos.
 
O resultado foi semelhante a uma compulsão denominada síndrome do comer noturno, onde os indivíduos sentem uma vontade incontrolável de ingerir grandes quantidades de alimentos no meio da noite.
 
Outros indivíduos, como aqueles que trabalham durante a noite ou pessoas que sofrem com insônia ou apnéia do sono também correm maior risco de desenvolver a obesidade, pois isso modifica seus relógios biológicos e pode se refletir em seus padrões alimentares no dia seguinte.
 
Hormônio da fome
Outra descoberta importante foi como essa alteração nos horários para comer também modificou como a leptina, o hormônio que inibe o apetite e fomenta o gasto calórico do corpo. As alterações faziam com que o cérebro ficasse confuso sobre qual era realmente o horário da próxima refeição.
 
Entretanto outro fato interessante foi que o consumo de ácidos graxos, como o ômega-3 encontrado nos peixes, ajudou a leptina a voltar ao seu ritmo normal, revertendo a confusão causada pelos episódios de alimentação em horário errado.
 
“Nosso estudo demonstra como pequenas modificações nos horários de se alimentar podem impactar o organismo de forma muito intensa. Controlar quando uma refeição será feita e determinar que horas o seu horário de descanso começa – e evitar se alimentar a partir desse horário – pode auxiliar as pessoas a manterem seu peso saudável por mais tempo”, finalizam os autores.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário