Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de dezembro de 2012

Problemas na escola: impulsividade pode ser mais danoso que a depressão

Problemas na escola associadas à depressão podem ter sido mal avaliadas, diz um estudo feito pela Universidade do Indiana, nos EUA.
 
“Problemas comportamentais, que incluem atenção comprometida, violência e agressividade e mesmo abuso de álcool na adolescência podem ser os causadores de uma pior qualidade acadêmica por parte desses adolescentes. E nem sempre a depressão está envolvida nessa equação”, diz Jane McLeod, autora do estudo publicado no Journal of Health and Social Behavior.
 
Os autores da pesquisa partiram da observação de adolescentes que sofriam com a depressão, mas cujos sintomas comportamentais não deveriam estar associados à condição. “Com certeza há adolescentes que estão em processo depressivo, mas isso não quer dizer que haja aí uma desculpa automática para seu comportamento violento e impulsivo, por exemplo”, diz o autor.
 
O estudo partiu de dados colhidos desde 1994, em um outro estudo amplo que terminou em 2009. “Até então havia uma série de pesquisas fazendo a conexão entre a depressão e esse comportamento errático em adolescentes, e isso deveria se refletir em suas notas e desempenho acadêmico”, explica McLeod. “Mas agora sabemos que isso não é mais uma possibilidade”.
 
Adolescentes depressivos também têm uma diminuição nas suas médias, porém costumam estagnar em algum ponto. Já adolescentes com problemas comportamentais, depressivos ou não, continuam seu declínio acadêmico para além dessas médias baixas dos alunos depressivos.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário