Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de dezembro de 2012

10 dicas para a prevenção do câncer

Uma alimentação saudável pode reduzir as
chances de câncer em pelo menos 40%
O câncer vem ganhando mais atenção das autoridades e da população em geral nas últimas décadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que haverá em 2030 cerca de 27 milhões de casos de câncer, 17 milhões de mortes e 75 milhões de pessoas vivas com a doença, a cada ano.

No Brasil, as estimativas para 2012 e 2013 apontam a ocorrência de aproximadamente 518 mil novos casos de câncer em todo o país.
 
Os tipos com maior incidência serão os cânceres de pele não melanoma, próstata, pulmão, cólon, reto e estômago para os homens e os cânceres de pele não melanoma, mama, colo do útero, cólon, reto e glândula tireóide para as mulheres.
 
Diante destas estatísticas, se faz necessário alertar a população para ações preventivas contra o câncer.
 
Veja 10 dicas e se previna contra o câncer:

1. Pare de fumar! Esta é a regra mais importante para prevenir o câncer.
 
2. Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.

3. Evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a um drinque.
 
4. É aconselhável que homens, entre 50 e 70 anos, na oportunidade de uma consulta médica, orientem-se sobre a necessidade de investigação do câncer da próstata, principalmente, os homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata a partir dos 45 anos.
 
5. Pratique atividades físicas moderadamente por pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.
 
6. As mulheres, com 40 anos ou mais, devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer uma mamografia a cada dois anos. As mulheres com caso de câncer de mama na família, ou aquelas que tiverem câncer de ovário ou câncer em uma das mamas, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, a partir dos 35 anos de idade, todo ano.
 
7. As mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o preventivo ginecológico periodicamente. 8. É recomendável que mulheres e homens com 50 anos ou mais realizem exame de sangue oculto nas fezes, a cada ano (preferencialmente), ou a cada dois anos.
 
9. Evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar. Se você se expõe ao sol durante a jornada de trabalho, procure usar chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.
 
10. Realize diariamente a higiene oral (escovação) e consulte o dentista regularmente.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário