Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de dezembro de 2012

Médico chinês processa instituto que concede Prêmio Nobel por difamação

O médico chinês Rongxiang Xu processou por difamação e concorrência desleal o Instituto Karolinska, organização que concede os prêmios Nobel, por considerar que a última premiação menosprezou seu trabalho.
 
Xu acusou a Assembleia do Nobel de atribuir "falsamente" ao britânico John B. Gurdon e ao japonês Shinya Yamanaka a descoberta sobre como "reprogramar" células maduras para que se transformem em qualquer tipo de tecido, algo que assegura ter feito já em 1984.
 
No último dia 8 de outubro, a Assembleia outorgou a Gurdon e Yamanaka o Prêmio Nobel de Medicina, uma decisão que justificou pelo trabalho realizado pelo britânico, que em 1962 comprovou que a "especialização das células é reversível", e pelo japonês, que em 2006 descreveu como transformar qualquer célula em célula-tronco.
 
O litigante manifestou que com a concessão desse prêmio e, devido à repercussão midiática do Nobel, o Instituto Karolinska tinha feito afirmações "enganosas" e que sentia a necessidade de "esclarecer" estas descobertas.
 
O caso foi apresentado no último dia 3 de dezembro na Corte Superior do condado de Orange, no sul da Califórnia, onde Xu mora, segundo o documento judicial ao qual a Agência Efe teve acesso.
 
O Instituto Karolinska emitiu hoje um comunicado no qual nega ter conhecimento do processo, acrescentando que o litigante não entrou em contato com eles anteriormente para expor sua queixa.
 
Xu pede nos tribunais que o comitê do Nobel reconheça a falsidade dos argumentos para conceder o prêmio de Medicina e uma compensação por danos.
 
Rongxiang Xu é o fundador da companhia MEBO International Group que, segundo seu site, se dedica à medicina regenerativa e tratou milhões de pacientes desde sua criação em 1987.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário